Veja como é possível diminuir o nível de estresse e aumentar a produtividade.
Há trabalhos que não são estressantes? Bom, todo mundo já esteve em pelo menos uma situação estressante relacionada ao trabalho. Há sim profissões que causam uma carga de estresse alta e outras que tendem a uma rotina mais leve. O problema aparece quando a rotina estressante se torna uma regra e todos os dias você precisa lidar com pressões prejudiciais ao seu corpo e mente.
Essa carga pesada pode acionar gatilhos mentais delicados, aumentando níveis de ansiedade, reverberando em dores musculares ou até mesmo iniciando processos de depressão e “burnout”. Se você quer saber como evitar algumas situações estressantes no trabalho, leia este artigo até o final.
Processos desafiadores no trabalho
De fato, não podemos evitar todas as tensões diárias que as rotinas de trabalho eventualmente trazem, mas o segredo está na forma como encaramos os processos desafiadores. Precisamos identificar esses processos para prevê-los ou encará-los da melhor forma. Veja os mais comuns:
- Carga de trabalho excessiva.
- Ausência de plano de carreira.
- Falta de controle sobre decisões de trabalho.
- Expectativas de performance pouco claras.
Percebemos que as fontes são variadas e a maneira como encaramos esses fatores também. Mas uma dica importante é reconhecer o que você pode mudar. Exemplo, se você ultrapassa todos os dias as oito horas diárias de trabalho e observa que o seu time também passa horas e horas trabalhando, pode ser o momento de mostrar que a contratação de mais uma pessoa no time aceleraria o trabalho e geraria mais lucro para a empresa.
Por outro lado, as pessoas “sentem” a carga de estresse de formas distintas e reconhecer o seu perfil dentro disso ajudará bastante na hora de “bloquear” da mente fatores estressantes.
Saiba reconhecer os tipos de estresse
Agudo: dá a sensação de que você irá explodir a qualquer momento. É uma reação momentânea ocasionada por uma carga mental enorme. Apesar de intenso, o estresse agudo passa. Dores, tencionamento e cansaço são comuns por um ou dois dias, mas é algo passageiro.
Episódico: a sensação explosiva vai e volta, mas as consequências corporais e físicas são mais intensas. Geralmente estão associados a outros fatores como: assédio moral e bournout. Quando há episódios semanais de alta carga de estresse, é preciso ficar alerta.
Crônico: estado contínuo de estresse e uma porta aberta para os transtornos de ansiedade e depressão. Tanto que a pessoa acha que a “vida” será assim para sempre. Há certa dificuldade em assumir esse tipo de estresse e buscar ajuda. Sabe aquele momento de lazer que se torna um verdadeiro fardo pelo constante estado de alerta e preocupação com o famose “e se algo acontecer”?! É uma característica de estresse crônico.
Fuja do Burnout
Termo muito citado nos dias de hoje, o “Burnout” nada mais é do que umum estado psicossomático obsvervado em profissionais que estão com estresse crônico, levando ao colapso físico e mental. Sim, muitas pessoas literalmente param. O corpo não responde aos estímulos e podemos pensar que estamos tendo algum tipo de doença.
É comum aparecerem sintomas como: risteza intensa, exaustão completa, dores fortes de cabeça, tontura e até episódios de pânico. Por isso, é importante saber lidar com situações estressantes no trabalho e, se possível, antecipá-las. Veja algumas dicas:
- Inicie uma rotina de trabalho com otimismo, mesmo que isso parece impossível. Muitos começam a trabalhar já estressados. Sim, as primeiras horas do dia podem ter sido péssimas.Trânsito, crianças que não querem ir para a escola, cobranças no celular. É difícil, mas escolha um momento para ter uma atitude positiva. Escutar uma sequência de músicas, comer bem, meditar por 20 minutos. Pense que esses minutos serão SÓ SEUS.
- Adquira um hábito alimentar benéfico. Mais um vez, estamos citando uma atitude ÚNICA. Sabemos que não dá para ser saudável o tempo todo, principalmente quando passamos por momentos de estresse e queremos nos livrar deles. Ter pelo menos UM hábito alimentar benéfico, como tomar 2 litros de água por dia ou comer dois legumes diariamente…
- Delegue funções. Se o seu trabalho não consegue ser feito em oito horas diárias e isso se torna uma bola de neve, está na hora de delegar funções ou pedir uma nova contratação para o seu time. Mostre aos colegas de trabalho os benefícios de ter outra pessoa trabalhando em conjunto, dividindo tarefas. Menos horas de trabalho = mais tempo para a vida pessoal.
Se livrar de situações estressantes no trabalho não é tarefa facil, mas é possível. Pense sempre que a sua saúde mental e física está acima de qualquer emprego, tarefa ou função, afinal somente com saúde e equilíbrio conseguimos ser bons profissionais.