Saiba otimizar o seu tempo e veja como se tornar mais produtivo.

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Acompanhe essas 5 dicas preciosa.

Um dos efeitos dessa pandemia de covid-19, visto após longos períodos de isolamento social é a sensação de estarmos sobrecarregados o tempo todo. Se a nossa rotina era acelerada, mesmo estando a maior parte do tempo em casa, o acúmulo de tarefas está criando muitos momentos de estresse.

Organizar o tempo de trabalho no meio de diversas outras tarefas é algo desgastante, de fato. Mas com algumas técnicas você pode gerir seu tempo e tornar-se mais produtivo.

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas preciosas para planejar tarefas e destinar “horários específicos” para a realização de cada uma delas, sem embolar a sua rotina! Acompanhe.

Você sabe o que é a gestão do tempo?

O primeiro passo para organizar as tarefas diárias é entender melhor o conceito de gestão de tempo. A gestão de tempo é o processo de entendimento sobre formas mais conscientes de realizar tarefas em “horários” específicos. Definir prioridades em cada dia da semana é uma forma de fazer gestão de tempo. Saber que não conseguirá abraçar todas as tarefas ao término do dia também é outra forma de fazer gestão de tempo.

Por fim, fazer gestão de tempo nada mais é do que controlar melhor cada momento e cada tarefa que precisa ser realizada.

Acúmulo de tarefas é o vilão da produtividade

Você possui a vontade quase que irracional de abraçar o mundo de uma só vez? Pensa que só você é capaz de realizar tal tarefa? Acha que precisa controlar cada momento da sua vida e pede o mínimo de ajuda possível? Então você deve estar na fila dos “sobrecarregados”.

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Dicas para otimizar o seu tempo

1 – A primeira dica para otimizar tempo é entender que não podemos fazer tudo sozinhos o tempo todo. Por exemplo, se você tem uma pequena empresa e está trabalhando em Home Office, não dá para cuidar da casa, dos filhos, prospectar clientes, realizar pagamentos, verificar relatórios e pensar em autocuidado na mesma semana. Veja quais pessoas você poderá envolver na sua rotina semanal, para tirar toda a carga de seus ombros.

2- A segunda dica é organizar sua estação de trabalho. É ruim trabalhar em locais improvisados, como aquele canto da cama ou o seu sofá. Isso funciona em dias mais “preguiçosos”, mas não há como manter uma estação de trabalho improvisada por muito tempo. Isso é importantíssimo! Manter uma mesa organizada, com quadro de tarefas principais, cronograma de entregas, agendas etc, vai manter a sua mente focada no que interessa.

3 –  Estabeleça momentos “fixos” para distrações. Aquela maratona da sua série favorita vai ter que acontecer “pós horário de trabalho”. Parar muitas vezes no meio do dia para distrações “quebram” literalmente a sua rotina produtiva. Que tal estabelecer uma pausa no meio da tarde e uma pausa no início da noite para realizar a “tarefa que quiser”?

4 – A quarta dica é a que a gente mais gosta! Crie listas! Isso mesmo, listas. Podem ser escritas, podem ser em aplicativos no celular, mas crie. Coloque na parte superior as suas três prioridades do dia. Apenas 3! Depois, pense em mais 2 tarefas que podem ou não ser concluídas naquele mesmo dia, mas que ainda assim são importantes. Mantendo esses 5 “itens” diariamente você vai ver como a sensação de sobrecarga irá diminuir.

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5 – Por fim, a última dica é: defina um horário padrão para ler e-mail e mensagens de trabalho. Exemplo: 30 minutos pela manhã e 30 minutos no final do dia. Parar muitas vezes para ler, entender e responder mensagens pode se tornar um verdadeiro obstáculo na sua produtividade. Tem gente que passa o dia todo nessa função e não foca em “agir, criar, botar a mão na massa”. Se você trabalha para outras pessoas, converse com elas sobre essa rotina de mensagens, talvez assim elas entendam em quais momentos você estará disponível somente para respondê-las.

Agora que você já sabe que organizar tempo é uma das melhores coisas que podemos fazer para manter nossa rotina de trabalho funcionando de forma equilibrada, que tal acompanhar outras dicas imperdíveis aqui no blog! Um tema relacionado, que vai complementar a sua leitura é esse aqui ó: Estresse no trabalho.

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