Noções básicas para empresário sobre o Simples Nacional

Man Giving A Business Presentation Using A Futuristic Digital Pe - Escritório de contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

 

É um fato que o sistema tributário brasileiro é extremamente complicado e difícil de se entender, além das várias mudanças que ocorrem todos os anos dificultando ainda mais a vida dos empresários.

 

Hoje vamos explorar junto com você um pouco mais sobre o regime de tributação queridinho dos brasileiros, o Simples Nacional, acompanhe! 

 

O que é o Simples Nacional? 

Segundo o próprio site da receita federal, o Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).

 

Como é feita a tributação do Simples Nacional?

No Simples Nacional a tributação incide, num determinado percentual, a ser apurado levando em consideração o faturamento dos 12 meses anteriores e o segmento que a empresa se encontra (comércio, indústria ou serviços), sobre o faturamento do mês anterior.

 

O pagamento do Simples Nacional ocorre, mediante emissão de um único DARF (documento de arrecadação da Receita Federal) todo dia 20 do mês posterior ao faturamento.

Caso este mesmo contribuinte comercialize mercadorias sujeitas a substituição tributário, deverá retirar o valor do ICMS da alíquota do Simples Nacional (no caso o percentual de 2,84%). Além disso, se a mercadoria for PIS e Cofins monofásico, deverá retirar da alíquota do Simples Nacional o PIS e a Cofins (no caso o percentual de 1,44%). Portanto, se a mercadoria comercializada fosse ICMS substituição tributário e PIS e Cofins monofásico o percentual sobre faturamento seria de: 8,26% – 2,84% – 1,44% = 4,08%.

O empresário deverá, antes de tudo, para evitar pagamento indevido de tributos, verificar se o produto comercializado é ICMS ST e/ou monofásico.

Com o Grupo Nova Cont você não precisa se preocupar com essas tarefas, nós cuidamos da sua empresa juntamente com você, venha conhecer nossos serviços! 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Funcionario Publico Pode Ser Mei 960x500 - Escritório de contabilidade no Rio de Janeiro

Cargo Comissionado pode ser MEI?

Cargo comissionado refere-se a uma posição de liderança em uma empresa, muitas vezes associada a funções de supervisão, gerenciamento ou administração. Por outro lado, o MEI (Microempreendedor Individual) é uma forma simplificada de empresa para empreendedores individuais, com faturamento limitado

Quanto Tempo Leva Para Abrir Minha Empresa  - Escritório de contabilidade no Rio de Janeiro

Quanto tempo leva para abrir minha empresa?

Abrir uma empresa pode ser o primeiro passo emocionante em direção ao empreendedorismo. No entanto, o tempo necessário para concluir todo o processo pode variar de acordo com diversos fatores, desde a escolha do tipo de empresa até o cumprimento

259507 O Que A Auditoria Contabil E Financeira Pode Fazer Pela Gestao Do Seu Negocio - Escritório de contabilidade no Rio de Janeiro

O que é auditoria contábil e qual a importância para a empresa?

A auditoria contábil é uma atividade que visa examinar, de forma independente e imparcial, as demonstrações financeiras de uma empresa para verificar se estão em conformidade com as normas contábeis e legislação vigente. Essa análise minuciosa busca garantir a transparência

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top