Noções básicas para empresário sobre o Simples Nacional

Man Giving A Business Presentation Using A Futuristic Digital Pe - Escritório de contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

 

É um fato que o sistema tributário brasileiro é extremamente complicado e difícil de se entender, além das várias mudanças que ocorrem todos os anos dificultando ainda mais a vida dos empresários.

 

Hoje vamos explorar junto com você um pouco mais sobre o regime de tributação queridinho dos brasileiros, o Simples Nacional, acompanhe! 

 

O que é o Simples Nacional? 

Segundo o próprio site da receita federal, o Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).

 

Como é feita a tributação do Simples Nacional?

No Simples Nacional a tributação incide, num determinado percentual, a ser apurado levando em consideração o faturamento dos 12 meses anteriores e o segmento que a empresa se encontra (comércio, indústria ou serviços), sobre o faturamento do mês anterior.

 

O pagamento do Simples Nacional ocorre, mediante emissão de um único DARF (documento de arrecadação da Receita Federal) todo dia 20 do mês posterior ao faturamento.

Caso este mesmo contribuinte comercialize mercadorias sujeitas a substituição tributário, deverá retirar o valor do ICMS da alíquota do Simples Nacional (no caso o percentual de 2,84%). Além disso, se a mercadoria for PIS e Cofins monofásico, deverá retirar da alíquota do Simples Nacional o PIS e a Cofins (no caso o percentual de 1,44%). Portanto, se a mercadoria comercializada fosse ICMS substituição tributário e PIS e Cofins monofásico o percentual sobre faturamento seria de: 8,26% – 2,84% – 1,44% = 4,08%.

O empresário deverá, antes de tudo, para evitar pagamento indevido de tributos, verificar se o produto comercializado é ICMS ST e/ou monofásico.

Com o Grupo Nova Cont você não precisa se preocupar com essas tarefas, nós cuidamos da sua empresa juntamente com você, venha conhecer nossos serviços! 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[instagram-feed feed=1]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Quais as Diferenças entre Recibo e Nota Fiscal?

Quais as Diferenças entre Recibo e Nota Fiscal? Ao realizar uma transação comercial, é comum surgirem dúvidas sobre a documentação fiscal adequada. Entre os documentos mais usados, estão o recibo e a nota fiscal. Embora ambos tenham o objetivo de

Como Abrir uma Holding Patrimonial no Brasil

Como Abrir uma Holding Patrimonial no Brasil A criação de uma holding patrimonial é uma estratégia que muitos empresários e investidores utilizam para organizar e proteger seu patrimônio. Além disso, ela pode ser uma forma eficiente de otimizar a gestão

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Falar com um contador especialista
Grupo Nova Cont.
Olá, como podemos te ajudar, hoje?