Saiba como essa metodologia está revolucionando os negócios.
Empresas buscam sempre os melhores resultados em vendas, maior visibilidade da marca e a ampliação de seus serviços. Isso é um fato. Porém, no cenário em que vivemos, a reputação das empresas pode ser amplamente prejudicada se o ambiente de trabalho não for satisfatório para os funcionários.
Um ambiente caótico pode inclusive trazer resultados desastrosos para os negócios, já que são os funcionários que levam externamente o nome da empresa.
É aí que a metodologia de gestão humanizada entra. Com um papel importante na manutenção de um ambiente de trabalho tranquilo, funcional e otimizado, esse modelo coloca o fator humano sempre em primeiro lugar, abrindo canais transparentes para a comunicação entre empresa, chefias e funcionários. Nesse artigo você vai saber mais detalhes sobre o método e sobre como ele pode contribuir para o sucesso dos seus negócios.
Veja agora qual é esse novo conceito de gestão humanizada, que está revolucionando o trabalho dos departamentos de Recursos Humanos e aumentando a reputação e o sucesso das empresas que o adotam.
Como citamos, não tem jeito, o capital humano é o bem mais precioso das empresas, já que faz a roda girar. Porém, por conta disso, a cobrança em cima do funcionário pode ultrapassar limites físicos e mentais.
Funcionários exaustos não podem vestir a camisa das empresas e essa “má fama” chega ao cliente.
A gestão humanizada chegou revolucionando as práticas de gestão. Passada através da equipe de Recursos Humanos, é um conceito que preza pelo maior cuidado com as subjetividades de cada indivíduo ajudando no cumprimento das tarefas de forma otimizada.
A questão central da gestão humanizada é buscar adaptações dos procedimentos da empresa às necessidades dos colaboradores, contando com a participação de todos. Basicamente são trabalhados três pilares: observação, aproximação e adaptação.
O papel do RH na formação de lideranças conscientes
E, boa parte desse processo passa pela desconstrução de conceitos antigos de hierarquia. No lugar, entram novos conceitos como colaboração, individualidade, mindfulness.
Dentro do modelo de gestão humanizada, por exemplo a figura do chefe tem o papel de tentar entender como cada membro da sua equipe está se desenvolvendo e quais são os obstáculos que impedem o crescimento individual no trabalho.
Além disso, lideranças conscientes são mais próximas de seus colaboradores, criando relações de confiabilidade e segurança. O setor responsável por organizar a metodologia de gestão humanizada e formar esses novos líderes é o de Recursos Humanos, tendo um papel fundamental, principalmente na fase de observação das equipes.
Imagina uma empresa que possui uma alta taxa de demissões de funcionários por questões relacionadas ao ambiente de trabalho? Logo o mercado saberá desse “problema”. Mas, se a empresa tem uma gestão humanizada, a tendência é ter funcionários felizes e mais comprometidos.
Gestão humanizada aumenta a produtividade
Ao contrário do que se imagina, a pressão por resultados pode atrapalhar o rendimento. É importante perceber que para otimizar tempo e aumentar a produtividade, aquele colaborador precisa ter o suporte necessário para trabalhar. Somente dentro de uma gestão humanizada esse olhar é possível.
Se você chegou até aqui, conseguiu perceber os motivos que fazem da gestão humanizada um método transformador nas empresas. Também já sabe que todos os colaboradores têm necessidades e desejos que podem ser atendidos com mais flexibilidade.
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