Veja quais são os principais motivos que deixam pessoas endividadas e saiba como evitá-los.
Quando o final de ano vai chegando, as pessoas costumam fazer o exercício de revisão de gastos. E é durante esse exercício que muita gente se dá conta das dívidas acumuladas e de como poderiam ter evitado esse tipo de situação. Para que você consiga driblar as armadilhas de consumo e de má administração financeira, principalmente no final de ano, apresentaremos neste artigo os principais motivos que deixam as pessoas endividadas.
Sim a maioria das dívidas pessoais poderiam ter sido evitadas. Mas, então quais são os motivos que fazem com que tanta gente viva acumulando dívidas e se “enrolando” nas contas? Você já vai saber.
Índice
Falta de controle de finanças pessoais
É fácil errar na hora de gerir as finanças pessoais. Se você não possui noções básicas de educação financeira, aí fica mais fácil ainda. Por isso, a má gestão das finanças pessoais está entre um dos principais fatores para o endividamento familiar.
Ter plena consciência do valor ganho e do valor gasto mensalmente é um bom ponto. Além disso, dentro do valor ganho você deve sempre deixar um “fundo emergencial”, já que imprevistos acontecem.
Se existem diversas fontes de renda e você sustenta mais de um membro familiar, por exemplo, pode ser mais difícil organizar as finanças. Então, é indicado pensar em ter uma consultoria financeira.
Reserva financeira inexistente
Como citamos, entre os valor ganho mensalmente é preciso reservar uma quantia para “emergências”. A pandemia de Covid-19, por exemplo, nos mostrou mais ainda a importância dessa reserva, já que muitas pessoas tiveram que se isolar completamente em casa, tendo assim, seus ganhos reduzidos ou suspensos.
O problema é que no Brasil, a maioria das pessoas não possui reserva financeira e muita gente inclusive subestima sua importância. Mas pense, ter uma reserva irá evitar por exemplo que você peça empréstimos aos bancos na hora do “sufoco” e pague juros altos.
Padrões consumistas
Os números são assustadores: dos quase 60% de endividados brasileiros, a maioria chegou nesse ponto por causa de padrões consumistas. Ou seja: excesso de compras. Sim, muita gente gasta mais com compras do que ganha mensalmente.
Para esses casos, a solução de comprar menos, que parece óbvia, é difícil, pois precisa haver primeiro uma mudança de hábitos e organização financeira.
Hoje existem dezenas de aplicativos de controle financeiro que são ótimos!
Abertura de crediários
A abertura de crediários é justamente consequência de padrões consumistas. Valores altos, parcelados em cartão de crédito ou crediários, podem ser perdidos de vista, tornando nossa vida financeira cheia de dívidas.
Normalmente, os juros cobrados nas operações de crediário chegam a mais de 110% ao ano. Sim! Em termos práticos, isso quer dizer que se você comprar uma máquina de lavar que custa R$ 2.000,00 pode acabar pagando por ela no final R$ 4.000,00 em um ano. Viu como é absolutamente surreal?
Uma boa dica para fugir de parcelamentos e crediários é usar a reserva de dinheiro para compras urgentes, de grande necessidade, sempre à vista. Com isso, você inclusive pode barganhar descontos em estabelecimentos comerciais, que giram em torno de 5% a 10%.
Agora que este artigo chegou ao fim e você já sabe quais são os principais motivos que deixam as pessoas endividadas no final de ano, faça seu planejamento financeiro e fique atento a nossas dicas. Nós somos especialistas em gestão de finanças e sabemos exatamente o que você precisa!