Dívidas nesse fim de ano?

Para Angela Carolina Baron Rozo Notícias E Artigos Contábeis No Rio De Janeiro | Grupo Nova Cont - Escritório de contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Veja quais são os principais motivos que deixam pessoas endividadas e saiba como evitá-los.

Quando o final de ano vai chegando, as pessoas costumam fazer o exercício de revisão de gastos. E é durante esse exercício que muita gente se dá conta das dívidas acumuladas e de como poderiam ter evitado esse tipo de situação. Para que você consiga driblar as armadilhas de consumo e de má administração financeira, principalmente no final de ano, apresentaremos neste artigo os principais motivos que deixam as pessoas endividadas.

Sim a maioria das dívidas pessoais poderiam ter sido evitadas. Mas, então quais são os motivos que fazem com que tanta gente viva acumulando dívidas e se “enrolando” nas contas? Você já vai saber.

Falta de controle de finanças pessoais

É fácil errar na hora de gerir as finanças pessoais. Se você não possui noções básicas de educação financeira, aí fica mais fácil ainda. Por isso, a má gestão das finanças pessoais está entre um dos principais fatores para o endividamento familiar.

Ter plena consciência do valor ganho e do valor gasto mensalmente é um bom ponto. Além disso, dentro do valor ganho você deve sempre deixar um “fundo emergencial”, já que imprevistos acontecem. 

Se existem diversas fontes de renda e você sustenta mais de um membro familiar, por exemplo, pode ser mais difícil organizar as finanças. Então, é indicado pensar em ter uma consultoria financeira.

 

Imagm M2 - Notícias e Artigos Contábeis no Rio de Janeiro | Grupo Nova Cont

 

Reserva financeira inexistente

Como citamos, entre os valor ganho mensalmente é preciso reservar uma quantia para “emergências”. A pandemia de Covid-19, por exemplo, nos mostrou mais ainda a importância dessa reserva, já que muitas pessoas tiveram que se isolar completamente em casa, tendo assim, seus ganhos reduzidos ou suspensos. 

O problema é que no Brasil, a maioria das pessoas não possui reserva financeira e muita gente inclusive subestima sua importância. Mas pense, ter uma reserva irá evitar por exemplo que você peça empréstimos aos bancos na hora do “sufoco” e pague juros altos.

Padrões consumistas 

Os números são assustadores: dos quase 60% de endividados brasileiros, a maioria chegou nesse ponto por causa de padrões consumistas. Ou seja: excesso de compras. Sim, muita gente gasta mais com compras do que ganha mensalmente.

Para esses casos, a solução de comprar menos, que parece óbvia, é difícil, pois precisa haver primeiro uma mudança de hábitos e organização financeira. 

Hoje existem dezenas de aplicativos de controle financeiro que são ótimos!

Abertura de crediários

A abertura de crediários é justamente consequência de padrões consumistas. Valores altos, parcelados em cartão de crédito ou crediários, podem ser perdidos de vista, tornando nossa vida financeira cheia de dívidas.

 

Imagem M3 - Notícias e Artigos Contábeis no Rio de Janeiro | Grupo Nova Cont

 

Normalmente, os juros cobrados nas operações de crediário chegam a mais de 110% ao ano. Sim! Em termos práticos, isso quer dizer que se você comprar uma máquina de lavar que custa R$ 2.000,00 pode acabar pagando por ela no final R$ 4.000,00 em um ano. Viu como é absolutamente surreal? 

Uma boa dica para fugir de parcelamentos e crediários é usar a reserva de dinheiro para compras urgentes, de grande necessidade, sempre à vista. Com isso, você inclusive pode barganhar descontos em estabelecimentos comerciais, que giram em torno de 5% a 10%.

Agora que este artigo chegou ao fim e você já sabe quais são os principais motivos que deixam as pessoas endividadas no final de ano, faça seu planejamento financeiro e fique atento a nossas dicas. Nós somos especialistas em gestão de finanças e sabemos exatamente o que você precisa!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[instagram-feed feed=1]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Quais as Diferenças entre Recibo e Nota Fiscal?

Quais as Diferenças entre Recibo e Nota Fiscal? Ao realizar uma transação comercial, é comum surgirem dúvidas sobre a documentação fiscal adequada. Entre os documentos mais usados, estão o recibo e a nota fiscal. Embora ambos tenham o objetivo de

Como Abrir uma Holding Patrimonial no Brasil

Como Abrir uma Holding Patrimonial no Brasil A criação de uma holding patrimonial é uma estratégia que muitos empresários e investidores utilizam para organizar e proteger seu patrimônio. Além disso, ela pode ser uma forma eficiente de otimizar a gestão

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Falar com um contador especialista
Grupo Nova Cont.
Olá, como podemos te ajudar, hoje?