Que pequenos negócios podem ser bastante lucrativos isso todo mundo sabe. Mas o fato novo é que só no Brasil, durante a pandemia, mais de 1 milhão de novos pequenos negócios foram abertos. Isso não mostra que o país incentiva a pequena empresa não. Mostra que as pessoas literalmente “se viraram” para sobreviver e ter alguma fonte de renda em tempos de crise.
Porém, no meio de tanta gente que empreendeu, há aqueles que realmente resolveram planejar melhor suas atividades econômicas para que elas gerem frutos, apostando em negócios que estão em alta no Brasil.
Pensando nisso, criamos esse artigo, onde apontamos três exemplos de pequenos negócios lucrativos para você turbinar a renda nesse primeiro trimestre do ano. Confira agora.
Adoçando a vida: venda de doces em tempos de crise
O seu docinho de final de semana faz um baita sucesso na família e entre os amigos? Ele pode mostrar que há um dom por aí e que esse dom pode se transformar em um excelente negócio. Pouca gente sabe, mas em momentos de crise o setor de alimentos como os doces, por exemplo, tende a crescer. Isso porque a “fuga” para o estresse e tristeza pode ser ter momentos prazerosos, comendo o que gostamos.
Doces feitos com ingredientes selecionados e com ótima aparência podem gerar aquela receita que você estava precisando para turbinar a renda. Considere também algum diferencial dentro do que será oferecido ao público, exemplo: linha vegana, linha fit, linha inspirada em receitas clássicas de outros países etc.
A pandemia deixou uma grande lição. Não há como pensar em novos negócios sem pensar em delivery. Chegar ao público é essencial. Então, se você tiver um carro ou serviços de motoboys para entregar o seu produto por delivery, vai fazer toda diferença. Além disso, invista em uma maquininha básica para operações em débito ou crédito, facilitando o pagamento.
Marketing de afiliados: uma maneira de vender produtos de terceiros
O termo está na moda, mas ainda há muitas dúvidas sobre o que é de fato o marketing de afiliados, Bom, esse tipo de negócio consiste basicamente na divulgação de produtos ou serviços pela internet. Você é um vendedor que usa seus próprios canais digitais para promover produtos. Geralmente, cada afiliado recebe um link para divulgar os produtos e ganham comissões por vendas através deste link.
Amazon e Google são exemplos de grandes empresas que usam “afiliados” para venderem seus produtos.
Uma das maiores vantagens de começar um pequeno negócio neste ramo é o baixíssimo investimento inicial. Além disso, você pode escolher os seus horários, definir quais marcas deseja se afiliar, e como você pode aproveitar seus canais de comunicação para fazer este trabalho.
Dropshipping ou venda de multimarcas
O termo é usado para classificar negócios online cujos produtos são de terceiros. Ou seja, é o famoso e-commerce com multimarcas. Você monta uma loja online para vender produtos que não produz. A grande vantagem neste tipo de pequeno negócio é que o estoque ficará com a empresa produtora, você só fará a divulgação e o trabalho de venda.
Aqui, a chave é focar nas estratégias de vendas e fidelização de público e deixar a entrega com os produtores responsáveis. Essa atividade está crescendo muito. Segundo o Sebrae, o setor de Dropshipping cresce exponencialmente entre os brasileiros e pode faturar até R$ 557 milhões nos próximos 3 anos.
Quer dicas de como montar o seu pequeno negócio? Continue acompanhando o blog do Grupo Nova Cont.