Quando se trata de plano de metas, é imprescindível que isso seja feito com a total atenção, para que problemas como falta de tempo, conhecimento ou ferramentas não comprometam o desenvolvimento sustentável do seu negócio.
Imagine como seria tornar suas metas uma realidade dentro do seu negócio?
O objetivo desse artigo, é mostrar não só a importância de um bom plano de ação, mas também te conscientizar de que o processo do seu planejamento estratégico deve ser feito com base em informações concretas e metodologias que garantam o sucesso do seu negócio.
Confira agora, 03 passos para te ajudar a planejar os próximos anos da sua vida da maneira correta.
Índice
Tenha seus objetivos bem definidos
Não importa se seus objetivo são simples ou não, tenha certeza que para se iniciar um plano de metas, é fundamental que você tenha bem claro, quais objetivos deseja alcançar.
Evite ter vários objetivos ao mesmo tempo, pois dividir sua energia, vai trazer o risco de não alcançar nenhum resultado.
Já experimentou ir ao mercado sem uma lista de compras? Você provavelmente irá comprar tudo, menos o que realmente precisa.
Faça uma lista dos seus objetivos e metas, concentrando sua atenção em uma de cada vez.
Teus objetivos possuem uma íntima relação com suas metas, então ao determiná-los, não esqueça de que suas metas precisam ser alcançáveis e medidas, pois se estabelecer metas incompatíveis com o mercado, seu plano de ação falhará.
Experimente usar o método SMART no seu plano de metas. Ele é bem útil, simples e vai te ajudar a determinar metas que tragam resultados reais.
Salve nosso infográfico que mostra como definir e planejar seus objetivos:
O que será necessário?
Agora que tem um objetivo bem claro, chegou o momento de pontuar tudo que será necessário para que o mesmo seja alcançado, pois os passos dados na direção correta, irão te proporcionar maior controle sobre a operação.
Seu plano operacional pode ser definido com ações que irão ser tomadas para que os objetivos a médio e longo prazos sejam atingidos.
É hora de alinhar seu orçamento com investimentos no marketing, custos operacionais, definindo margens e liquidez.
Muitos empresários, por falta de conhecimento acabam encontrando dificuldades nesse momento, então recomendamos que seu contador seja consultado, antes da tomada de qualquer decisão, pois, ele é o profissional qualificado para te entregar informações sólidas e te orientar durante o processo de implantação de um plano de metas.
Meça, controle e corrija
Imagine que você estabeleça uma meta dentro da sua empresa, onde o objetivo seja aumentar em 30% o número de contratos fechados, só que o resultado foi bem abaixo do esperado para aquele mês.
Sua equipe responde que fez todas as tarefas e que entregou tudo que era para ser entregue.
Você diz que o número de contratos fechados está muito ruim, então descobre que algum processo não havia sido incluído nas metas da equipe.
É extremamente importante que todo o processo seja medido e controlado periodicamente, pois assim você poderá identificar possíveis pontos de melhoria e fazer os ajustes necessários.
Observe o desempenho do seu plano de metas, se atentando as lacunas de desempenho o mais rápido possível, pois, só medindo e ajustando que você se aproximará das metas planejadas.
Conclusão
Tudo começa no pensamento e é definido pelas ações, então tenha ações frequentes rumo ao seu objetivo, comemorando cada resultado.
Talvez tudo possa parecer muito completo nesse momento, mas saiba que grandes conquistas estão baseadas em planos de ação para atingir metas.
Esse planejamento vai exigir muito do seu tempo e esforço, então para que você não tenha o fluxo do seu negócio prejudicado, procure a consultoria de um escritório de contabilidade, para ter o apoio de profissionais, devidamente qualificados nessa implantação.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale agora com alguém que pode te ajudar.