Saiba mais sobre a relação dessa dupla que veio com força na pandemia.
O Ministério da Saúde reuniu dados científicos, no final do ano passado, para poder mostrar resultados concretos de uma pesquisa sobre saúde mental durante a pandemia de covid-19. A terceira fase acabou de ser concluída e podemos observar que transtornos mentais como a ansiedade aumentaram muito, trazendo mudanças nos padrões de consumo.
Mas, qual é a relação entre ansiedade e gastos excessivos? Isso você vai ver neste artigo.
Dados da pesquisa
Logo após a primeira etapa do estudo, foi verificada uma elevada proporção de ansiedade (86,5%) e uma moderada presença de transtorno pós traumático (45,5%). O transtorno pós traumático é resultado justamente do impacto das restrições de convívio social.
Vale lembrar que qualquer estudo sobre saúde mental nesse sentido leva em consideração também questões sócio geográficas, ou seja, classe social e região onde as pessoas moram. Nas fases posteriores, foi avaliado o uso de álcool e outras drogas durante a pandemia, como “elementos de descompressão”. O resultado já era esperado: o aumento do consumo dessas substâncias foi enorme.
Sintomas de ansiedade
Estar “mais ansioso” não dá o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade para uma pessoa. Para que isso seja feito, primeiro é necessária a avaliação de um profissional. Mas, antes disso, há uma série de comportamentos que devem ser observados. Listamos os principais:
- Pensamentos negativos, que geram medo de algo que não aconteceu.
- Apetite desregulado, alternando entre momentos de descontrole e momentos de medo de engordar.
- Perfeccionismo e críticas constantes ao “outro”.
- Inquietação e irritabilidade.
- Sintomas físicos como: formigamento, boca seca e suor.
Descontrole financeiro pode ser um dos sintomas do Transtorno de Ansiedade
Assim como qualquer tipo de compulsão, o descontrole financeiro não é um hábito fácil de ser mudado. Pelo contrário, uma vez reconhecido esse descontrole, precisamos buscar ajuda imediatamente para quebrar o ciclo vicioso.
A compulsão por compras costuma ser um dos sintomas associados ao Transtorno de Ansiedade já que serve como “compensação” e pode “satisfazer” momentos de profunda tristeza e desequilíbrio emocional. Inevitavelmente esta foi uma das consequências da piora da nossa saúde mental por causa do isolamento na pandemia. Isolados, vimos os serviços de e-commerce e deliveries explodirem. Recebemos diversos estímulos visuais diariamente. E, uma vez aflorado esse Transtorno de Ansiedade, mantivemos o hábito de “comprar compulsivamente” mesmo não precisando de certos produtos.
Se você quiser saber mais dados sobre a pesquisa de Saúde Mental na Pandemia, feita pelo Ministério da Saúde, ou acompanhar boletins relacionados ao combate à covid-19, clique aqui. Fique atento à sua saúde mental e procure um profissional caso sinta que ela está desequilibrada.