Podemos transformar MEI em LTDA? É possível transformar MEI em LTDA?

E86045653e3227680e12dccabafc0df5 - Escritório de contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

A resposta que você queria desde o começo: sim, é possível transformar MEI em LTDA. De fato, por tudo que você leu até aqui, provavelmente está bem claro que é esperado e conveniente fazer essa migração a partir de determinado ponto. 

Em alguns casos, esse momento chega até antes do teto de faturamento de R$ 81 mil do MEI. Por exemplo, se o empreendedor estiver pronto para aumentar sua equipe de colaboradores, não há motivo para esperar.

Como realizar essa migração?

No entanto, mais importante do que saber se é possível transformar MEI em LTDA é saber como realizar esse processo, que é burocrático e cheio de detalhes.

Por isso, o apoio de um escritório de contabilidade especializado torna a vida do empresário muito mais simples, assegurando que a transição será realizada com a maior agilidade possível e sem erros pelo caminho. Enquanto isso, você e seu sócio na LTDA podem se ocupar do que realmente importa no seu negócio em expansão.

Para realizar a transição, é preciso fazer o desenquadramento do MEI antes do enquadramento como sociedade limitada. O empresário e seu sócio precisam alterar o contrato social existente, além de preencher requerimentos e formulários específicos, fornecidos pela Junta Comercial do estado. 

Também é necessário, em alguns casos, calcular e recolher tributos retroativos. Se o MEI ultrapassou o teto de faturamento de R$ 81 mil, os tributos que recaem sobre o excedente não seguem as mesmas regras que apresentamos anteriormente. Para realizar os cálculos, é necessário conhecer as regras da tributação e, por isso, mais uma vez, a importância do apoio de contadores para o MEI.

Neste artigo, você entendeu melhor as características de dois regimes jurídicos bem comuns nas empresas e descobriu que é possível transformar MEI em LTDA, um processo que fica muito mais simples com o apoio de um escritório de contabilidade especializado. 

Essas informações foram úteis para você? Então, não perca a oportunidade de aprender ainda mais! Inscreva-se na newsletter da Progresso Contabilidade e receba conteúdos exclusivos por e-mail.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[instagram-feed feed=1]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Quais as Diferenças entre Recibo e Nota Fiscal?

Quais as Diferenças entre Recibo e Nota Fiscal? Ao realizar uma transação comercial, é comum surgirem dúvidas sobre a documentação fiscal adequada. Entre os documentos mais usados, estão o recibo e a nota fiscal. Embora ambos tenham o objetivo de

Como Abrir uma Holding Patrimonial no Brasil

Como Abrir uma Holding Patrimonial no Brasil A criação de uma holding patrimonial é uma estratégia que muitos empresários e investidores utilizam para organizar e proteger seu patrimônio. Além disso, ela pode ser uma forma eficiente de otimizar a gestão

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Falar com um contador especialista
Grupo Nova Cont.
Olá, como podemos te ajudar, hoje?