Veja quais negócios continuam promissores mesmo em tempos de crise.
Todo empreendedor é corajoso. Independente do tipo de negócio, empreender requer planejamento e coragem para correr riscos. Há quem tenha dúvidas sobre investir em um novo negócio no meio de uma crise. Ao terminar este artigo você terá a certeza de que sim, é possível empreender durante a pandemia!
Quem não arrisca pode estar perdendo um futuro promissor por puro medo. Mas se engana quem imagina que há uma única receita para o sucesso dos negócios em tempos de crise. O que existe na verdade é uma série de fatores que juntos farão com que o empreendedor esteja mais preparado para seguir em frente.
Vivemos um momento delicado, que pode não parecer promissor para os negócios. Porém, a jornada empreendedora não precisa ser interrompida. Há como vencer o medo e investir em novos negócios mesmo em tempos de crise.
Índice
Medo de empreender? Livre-se dele
O Brasil é um país onde existem altas taxas de impostos para quem está no ramo empresarial. Esse é o fator responsável por boa parte do medo de quem pretende empreender: não conseguir arcar com as taxas.
Porém, quem tem essa visão ainda não pesquisou a fundo sobre as micro e pequenas empresas, por exemplo, que hoje possuem programas de incentivo atrativos, com valores reduzidos de impostos e benefícios.
Vale a pena acessar o site do Sebrae para saber quais são as atribuições do micro e do pequeno empreendedor. Ou, você também pode acessar aqui um outro artigo que publicamos, onde citamos as dúvidas mais comuns dos pequenos empreendedores.
Além disso, há o fator o fator psicológico, que possui grande influência em qualquer decisão que iremos tomar. Para deixar a sua mente aberta para a jornada empreendedora você pode buscar treinamentos e cursos motivacionais.
Invista em planejamento
Planejamento é uma das principais etapas do negócio. Um plano de negócios bem elaborado também te ajudará a ter mais segurança para enxergar boas oportunidades mesmo em tempos de crise. Isso acontece porque cada etapa será descrita, assim como cada valor (gastos ou lucro) será calculado com cautela.
Muitos empreendedores só conseguem se sentir seguros após terem uma ideia concreta da margem de lucro de seus negócios. E é exatamente isso o que um bom plano consegue atingir.
Vale lembrar que o Grupo Nova Cont possui serviços de consultoria especializados em organizar a vida financeira de quem pretende investir em um novo negócio justamente para que estejam seguros para seguirem a jornada empreendedora.
Identifique oportunidades
Em momentos de crise novas oportunidades de negócio surgem e é preciso identificar as necessidades reais das pessoas. Também é preciso pensar que os empresários irão procurar novos fornecedores e os consumidores irão repensar seus hábitos de compra. Então, há mercados em formação e mudanças de prioridades.
Se tem uma coisa que a crise provocada por essa pandemia em que vivemos atualmente (covid-19) mostrou foi a preocupação com a saúde, o bem estar e o meio ambiente. Sim, o consumo ficou mais consciente e quem quer empreender precisa estudar esse universo para identificar novas oportunidades.
Negócios promissores em tempos de crise
Existe um dado real que mostra o movimento empreendedor fomentado pela crise no país. Entre 7 de março e 4 de julho deste ano, o Portal do Empreendedor registrou 551.153 novos microempreendedores no Brasil. Ou seja, quase 17 mil a mais do que no mesmo período de 2019. Isso mostra que as pessoas estão vencendo o medo e achando novas formas de sustento, uma vez que muitas delas perderam seus empregos formais.
Delivery está em alta
Não importa o seu tipo de negócio, hoje ele precisa ir até o seu cliente. Por isso, os empreendedores que apostaram em serviços de delivery conseguiram se destacar no meio da crise.
Setor farmacêutico
O ramo está entre os de maior crescimento neste período, já que as pessoas andam mais preocupadas com a saúde. Dentro deste setor, destacam-se canais virtuais com entrega de manipulados, que promovem não só a saúde como o bem estar individual.
Comida caseira
Observando justamente os novos hábitos das pessoas, já podemos perceber que a rotina de trabalho em home office trouxe a necessidade de ter sempre comida pronta. Por isso, os empreendedores que atuam nesse mercado ganharam relevância. Segundo dados do Ministério da Economia, o ramo de alimentação para consumo domiciliar já estava em expansão, mas agora a estimativa é o dobro de crescimento.
Agora que você já sabe que é preciso vencer o medo de empreender na crise para deixar o seu sonho se realizar, o próximo passo é avaliar o seu mercado e partir para o plano de negócios.