Quem gosta de assuntos relacionados ao empreendedorismo com certeza já ouviu falar na expressão “empreendedorismo feminino”. Mas, qual seria o motivo de separar os “tipos de empreendedores”? Antes que vocês pensem em segregação, já vamos logo dizendo: é justamente o contrário. Classificar o empreendedorismo feito por e para mulheres em uma outra categoria é tornar mais potente o discurso dessas profissionais, criando uma rede de apoiadores forte. Neste artigo citamos três exemplos de empreendedoras de sucesso que você precisa conhecer. Acompanhe.
Empreender demanda planejamento, tempo, vontade e investimento. Quando falamos das mulheres, organizar esse conjunto de fatores em uma sociedade que ainda privilegia negócios feitos por homens é muito mais difícil.
Por isso, sugerimos que o primeiro passo seja uma pesquisa sobre histórias de mulheres que se destacaram em seus negócios.
Antes de citarmos três mulheres inspiradoras, veja alguns dados do empreendedorismo feminino na história:
- Com salários 22% menores dentro da CLT, mulheres são mais motivadas a empreender do que homens.
- 45% das mulheres são chefes de família e muitas possuem diversas fontes de renda para poder pagar as contas.
- 72% das empreendedoras brasileiras são mães! Ou seja, as duplas jornadas fazem com que mulheres trabalhem em média 3 horas a mais do que os homens empreendedores.
- Um terço das mulheres empreendedoras investem em negócios do setor de comércio de produtos.
- 70% dos negócios comandados por mulheres faturam entre R$2.500,00 a R$10 mil por mês. O que ainda é um valor bem abaixo do faturamento mensal de empreendedores homens.
- O Brasil é o décimo na lista de países com mais mulheres empreendedoras no mundo.
Ficou fácil agora perceber o quanto a rede de apoio criada através do empreendedorismo feminino é importante.
Mulheres que inspiram
Veja agora exemplos de empreendedoras de sucesso
Heloiza (Zica) de Assis e Leila Velez – Beleza Natural
Fundadoras da empresa Beleza Natural, Zica Assis e Leila Velez foram pioneiras na criação de uma rede de salões de beleza especializados em cabelos crespos e cacheados, valorizando a beleza da mulher brasileira.
Tudo começou com a tentativa de solucionar uma dor das consumidoras de cosméticos das classes B e C: não havia no mercado produtos específicos para cabelos crespos e cacheados. Detalhe: esse tipo de cabelo é o da maioria das mulheres no Brasil.
Então, em uma sala de 30m², com a mistura de muitos produtos, criou-se uma fórmula de tratamento perfeita. Assim, nasceu o primeiro Instituto Beleza Natural. Em quase 30 anos de trabalho, a empresa abriu mais de 44 filiais.
Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza
Quem não ouviu falar da Magalu? Por trás de uma das maiores marcas de varejo da América Latina, a Magazine Luiza, está Luiza Helena Trajano. Desde os 12 anos de idade, Luiza trabalhou como vendedora e foi subindo de cargo até acumular experiência suficiente para assumir e revolucionar a empresa de sua tia avó, que também se chamava Luiza.
Pioneira em vendas na internet, a Magalu se tornou um império, promovendo em suas ações o empoderamento feminino.
Sônia Hess – Dudalina
Única mulher entre os 12 filhos do casal Duda e Angelina, Sônia assumiu a empresa do pai em 2003, ampliando o modelo de negócios. Dudalina passou de maior importadora de camisas femininas do Brasil para uma marca que vende também calças e vestuário masculino.
A qualidade dos tecidos impressiona e gera mais valor para a marca a cada ano.
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