Empreendedor, saiba quando é hora de investir no seu negócio.

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Veja quais são os sinais que mostram que é preciso investir para expandir.

Estudamos, planejamos e investimos inicialmente em nosso negócio. Mas, qual é o momento exato para dar o primeiro passo rumo à expansão? Quais são os sinais que mostram que é preciso investir para expandir o negócio e prosperar.

Neste artigo você vai descobrir que existem alguns fatores que mostram ao empreendedor a hora certa de investir mais em seu negócio. Além disso, veja a importância de lidar com a insegurança e ter coragem para buscar objetivos mais ambiciosos.

Antes de qualquer coisa, é necessário avaliar a saúde financeira da sua empresa, analisando o fluxo de caixa e a margem de lucro. Acompanhe!

Vamos lá.

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 Saúde Financeira

 Nem todas as pessoas possuem disciplina com as finanças, não é mesmo?! Isso também acontece com os empreendedores. Se você não sabe ainda exatamente como funciona o fluxo do dinheiro da sua empresa é hora de entender esse contexto para depois pensar em investir no seu negócio. Afinal, estamos falando na mesma esfera: saúde financeira.

A tecnologia está aí para nos auxiliar em tarefas que podem parecer complexas. Sugerimos que você pesquise sobre softwares e ferramentas que podem te ajudar nesse processo de organização de finanças. Com tudo mais claro, na sua frente, você vai entender exatamente qual é o caminho do dinheiro, quando ele entra, para quais finalidades ele é utilizado, e como ele sai.

Cortes de gastos

É essencial que o empreendedor também reconheça a hora de cortar gastos e as consequências desses cortes. Se os benefícios forem maiores que as perdas, passe “a faca”.

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Pense no que pode ser cortado ou reduzido do orçamento. Entenda que as pequenas coisas importam ao longo dos meses. Exemplo: copos descartáveis, produtos de limpeza mais caros, luz, pacotes de telefone e internet. Busque alternativas para cortar gastos desses itens e verá como isso causa impacto global na sua empresa.

Necessidades do público-alvo

O seu mercado está aquecido? Há procura do público-alvo por serviços complementares ou semelhantes? Então, pode ser hora de investir no diferencial do seu negócio. Se ainda estiver inseguro, realize pesquisas tanto de público, quanto de concorrência.

É importante estabelecer metas mensais antes de investir. Cortar gastos pode ser a primeira, como citamos. Em seguida, invista metade do que você economizou com esses gastos em melhorias internas ou externas. Que tal repensar a rotina de retorno dos funcionários? Se a sua empresa for física, faça rodízios e reduza a jornada presencial para investir em soluções online, por exemplo. Se o seu público gosta de se comunicar por redes sociais, talvez o seu melhor investimento seja contratar uma equipe de community manager.

Fique atento às nossas dicas para empreendedores e acompanhe as redes do Grupo Nova Cont.

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Escrito por:

novacont@contab

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