A gestão financeira da sua clínica ou consultório precisa da mesma atenção que você dedica aos seus pacientes. Afinal, ela precisa estar em pleno funcionamento para conseguir fazer com que o seu negócio tenha lucratividade e alcance os resultados que você espera.
Para que isso aconteça, é de suma importância que você dedique seu tempo e esforço para realizar o gerenciamento financeiro da maneira adequada. Isto é, se você deseja garantir a longevidade e o sucesso da sua clínica médica e evitar sérios problemas financeiros, que podem provocar o fechamento precoce do seu negócio.
Diante disso, ao longo deste post iremos apresentar técnicas altamente eficazes, que quando colocadas em prática melhoram a gestão da sua clínica. Confira abaixo quais são elas:
Índice
Elabore o fluxo de caixa para fazer gestão financeira
O fluxo de caixa é uma das técnicas de gestão financeira que você precisa usar no dia a dia da sua clínica. Isso porque, nela podem ser registrados todos os gastos e receitas que ocorrem no seu negócio diariamente e com base nessas informações você conseguirá controlar seu dinheiro com eficiência.
Mas isso não é tudo. Essa ferramenta, também ajudará você descobrir se o seu negócio está gerando lucro ou não, assim como a tomar decisões mais assertivas sobre os futuros investimentos.
Para inserir o fluxo de caixa na sua clínica, não é difícil, você pode estruturá-lo tanto em uma planilha do Excel, quanto em softwares financeiros.
Utilize a tecnologia a seu favor
O uso de softwares na clínica ou consultório é um recurso indispensável atualmente, sobretudo para aqueles que desejam melhorar a sua produtividade e garantir a qualidade dos serviços prestados.
Na área médica, o uso desse tipo de tecnologia promove uma série de benefícios, que vão desde a facilidade do acesso às informações dos pacientes, até a maior agilidade e praticidade na marcação de consultas.
Além disso, existem softwares que são capazes de ajudar os médicos na organização financeira, pois podem agilizar processos burocráticos e financeiros de maneira mais prática e eficaz, como por exemplo a separação de contas a pagar e a receber.
Contrate ajuda especializada em gestão financeira
Hoje, a contratação de uma ajuda especializada é essencial para garantir uma gestão financeira sem erros e eficaz. Afinal, é por meio do trabalho de uma equipe técnica capacitada, que você evita problemas com a Receita Federal e com a legalização do seu negócio.
Mas isso não é tudo. Por meio da ajuda de um contador com experiência, você poderá se dedicar a atividades para as quais realmente está capacitado e garantir a qualidade do serviço prestado aos seus pacientes.
Quanto ao gerenciamento do seu negócio, você só terá que reservar um pouco de tempo durante o mês para analisar junto ao contador os resultados atingidos com o seu negócio e estudar formas de se consolidar no mercado.
Controle as contas a pagar e a receber
Outra boa prática financeira é controlar e organizar as contas a pagar e a receber da sua clínica em ferramentas de controle. A longo prazo, você terá acesso a informações valiosas sobre como o seu dinheiro está sendo investido e principalmente quais são os maiores custos e gargalos financeiros dela.
A partir disso, você conseguirá tomar as melhores decisões para cortar os custos de maneira correta e aumentar a lucratividade de maneira surpreendente. Além disso, também será mais fácil controlar a inadimplência da clínica.
Separe as contas na gestão financeira
Separar as contas pessoais daquelas da empresa é fundamental para o sucesso de qualquer gestão financeira. Afinal, é preciso ter em mente que o que você fatura não é seu, mas sim do negócio que está começando agora e para os gastos que você tem com ele.
Quando você não separa essas duas contas, o seu controle financeiro fracassa e a situação da sua empresa é prejudicada gravemente. Afinal, se você tiver algum prejuízo na clínica, não terá capital para realizar novos investimentos e devolver a saúde financeira do seu negócio.
Manter uma boa gestão financeira da sua clínica ou consultório, é a melhor forma de você conseguir obter uma alta lucratividade com ela. Afinal, torna-se mais fácil conhecer os principais gastos e eliminá-los de uma maneira assertiva, aumentando assim os resultados financeiros.
Mas como manter uma boa rotina financeira? É simples, através da contratação de um contador especializado em clínicas médicas. Esse profissional estará pronto para propor as melhores técnicas e assessorar você a tomar boas decisões quanto as finanças da clínica.
Se está perdido e precisa de ajuda, um dos nossos especialistas pode entrar em contato, basta você CLICAR AQUI