Não há dúvida de que problemas financeiros podem afetar a nossa saúde mental. Quando passamos por crises que envolvem dívidas e dificuldades para arcar com nossos compromissos financeiros, alguns distúrbios psicológicos podem se manifestar com maior frequência, podendo causar ansiedade, tristeza e até depressão.
Mas, será que há alguma fórmula para evitar que problemas financeiros consigam bagunçar o nosso equilíbrio mental? Leia esse artigo até o final e veja algumas sugestões.
Nunca é tarde para organizar melhor a vida financeira. Mesmo para aqueles que estão afundados em dívidas que parecem não ter fim, há sempre uma saída. Ao término desse texto, temos certeza de que você saberá manter a mente em equilíbrio quando o assunto é: problemas financeiros.
Índice
1 – Reconheça as dívidas e pesquise suas causas
Reconhecer exatamente quais são as dívidas acumuladas é o primeiro passo para organizar o turbilhão de pensamentos quando se está numa crise financeira. Elas são com o banco? Com cartão de crédito? Com financeiras? Com instituições privadas, como escolas e planos de saúde?
Após esse “mapeamento”, o segundo passo é pesquisar o que causou cada uma dessas dívidas. Aqui temos a primeira ação de mudança! Pense na trajetória exata e no que poderia ter feito de diferente antes de chegar naquele valor de endividamento.
2 – Use técnicas para gastar menos
Quem não tem dinheiro sobrando não pode gastar. Essa deveria ser uma regra, mas muita gente não consegue colocá-la em prática. Algumas atitudes podem fazer com que você gaste menos com supérfluos e, consequentemente, deixe de acumular dívidas dessa natureza.
Um truque comum é sair sem cartão de crédito e apenas levar o dinheiro que estiver disponível em casa. Ou seja, se você sabe que para comprar o que precisa no mercado R$150,00 reais são suficientes, leve apenas isso.
Outra técnica simples em relação ao consumo é pesquisar descontos para “atacado” e chorar preços com vendedores de feiras livres. Isso fará com que você adquira o pensamento de quem sabe economizar, estabelecendo relações inteligentes de compra.
3 – Estude sobre finanças
A sua mente terá certeza da mudança de comportamento assim que você começar a estudar sobre finanças. Será uma maneira de dizer internamente que está disposto a mudar hábitos para diminuir ou eliminar totalmente as dívidas da sua vida.
Os estudos farão você entender que o dinheiro quando usado de forma responsável só trará benefícios para a sua saúde mental.
4 – Peça ajuda
Quando não estamos bem, não importa a origem do problema, a melhor forma de lidar com ele é pedindo ajuda para uma pessoa que nos passa confiança. Se você acha que os problemas financeiros estão consumindo muito seus pensamentos e interferindo no seu bem-estar mesmo com todas as tentativas para diminuir esse peso, não passe por isso sozinho, peça ajuda. Amigos e familiares trazem conforto. Profissionais de assessoria financeira trazem experiência e soluções.
Agora que você chegou ao final desse artigo, já sabe que dificuldades financeiras afetam muito a nossa saúde mental e que, por outro lado, uma vida financeira estável traz a sensação de paz. Então, segue sendo importante procurar organizar as finanças de forma gradual, com planejamento e consciência.