Saber conciliar a vida pessoal e profissional na realidade que vivemos hoje é um verdadeiro desafio. Em todas as áreas de atuação vemos empreendedores e profissionais se queixando da falta de tempo na agenda para cumprir as obrigações e conseguir relaxar.
Infelizmente, a tendência é dar prioridade para o trabalho, que é a fonte de renda da família ou da própria subsistência. Porém, com um bom planejamento é possível encontrar um ponto de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Sem sombra de dúvidas, trabalhar com algo que realmente lhe faça feliz é o primeiro passo. Mas não é o único. Logo a seguir você verá uma série de estratégias que corroboram com a harmonia do seu cronograma semanal. Não deixe de conferir!
Índice
Conheça estratégias para conciliar sua vida pessoal e profissional
Como bem sabemos, organização é a base que garante que seus objetivos sejam alcançados na vida pessoal e profissional. Os próximos itens trazem insights para elaborar uma agenda e usar melhor a sua energia.
1. Estabeleça prioridades
O senso comum super valoriza determinados aspectos da nossa vida profissional e acabamos aceitando nos submeter a eles para sermos considerados bem sucedidos. Se a sua única prioridade é o trabalho, isso pode até funcionar. Só que quando há outras prioridades na sua vida pessoa, é preciso rever certas escolhas.
Para ter isso bem claro, nada melhor do que conversar consigo mesmo. Quais são as suas prioridades? Você quer focar na carreira? Você quer usufruir de mais momentos em família? Você quer dedicar mais tempo para o seu aperfeiçoamento?
Conciliar a vida pessoal e profissional demanda, antes de mais nada, de uma visão nítida sobre o que realmente importa. A partir de então, podem ser traçados objetivos, bem como os meios e os prazos para alcança-los.
2. Faça um planejamento semanal
Uma vez elencadas as suas prioridades, chega o momento de colocar a “mão na massa” e elaborar um cronograma de atividades semanais que estejam de acordo com elas. Esse planejamento pode ser feito em uma agenda, em um quadro com post-its ou em aplicativos no celular.
Determine o tempo diário ou semanal dedicado a cada uma de suas tarefas e respeite os limites que você mesmo impuser. Uma dica é sempre começar a semana com os compromissos mais urgentes, pois é nesse momento que você tem mais energia para cumpri-los. Não esqueça de planejar seus momentos de descanso também.
3. Tenha disciplina
A falta de organização é prejudicial mas a falta de disciplina pode ser mais ainda. O tempo, infelizmente, não se multiplica. Não faça suas tarefas de modo aleatório. Disponha de uma metodologia para colocar seu planejamento em prática e seja criterioso na execução dele.
4. Reserve um tempo para se desconectar
Por mais que seja tentador ficar com o celular sempre por perto para conferir as redes sociais, as notícias ou qualquer outra atividade que você tenha online, é preciso ter controle. Saber se desconectar dá uma sensação de liberdade que poucos conhecem.
Não se auto sabote desviando a atenção do trabalho ou da(s) pessoa(s) que você ama. Esteja presente fisicamente e mentalmente nos momentos dedicados à vida pessoal e profissional.
5. Cuide da sua saúde
Além de desconectar, cuidar da própria saúde e descanso é fundamental. Tire ao menos alguns minutos ao longo do dia para colocar a cabeça no lugar e respirar fundo. Também inclua exercícios físicos e lazer na sua agenda. Com o dia a dia frenético que vivemos, ter esse tipo de cautela é imprescindível para que possamos manter corpo e mente saudáveis.
6. Compartilhe responsabilidades
Sua vida pessoal e profissional é permeada de escolhas e, algumas delas, demandam de algum grau de renúncia. Delegue funções e não tente carregar o mundo nas próprias costas. Dividir tarefas e responsabilidades é bom tanto para o crescimento na carreira como na vida familiar.
No caso do ambiente corporativo, envolva mais a sua equipe. Além disso, há ótimas oportunidades de terceirização de atividadesque certamente lhe trarão mais sossego e a tranquilidade de que elas estão sendo bem feitas.
7. Reconheça seus limites e procure ajuda
Organizar as emoções faz parte da conciliação entre vida pessoal e profissional. Somente assim você conseguirá identificar quais são os momentos que ocasionam estresse e insatisfação.
Reconhecer essas frustrações e buscar por ajuda não é vergonhoso. Muito pelo contrário! Seja com o amparo de um terapeuta ou de uma consultoria, há profissionais que têm a solução para o que mais lhe aflige. Não abra mão desse tipo de suporte.
Pronto! Essas foram as dicas para organizar melhor o seu tempo e atividades a fim de conciliar a vida pessoal e profissional. Ah, se quiser receber todas as nossas novidades, basta clicar aqui.
Até a próxima!