A venda de produtos com padrão ESG vem ganhando cada vez mais evidência no mercado. Essa pequena sigla, que significa Environment, Social and Governance, é mais um dos fatores modernos colocados na balança tanto pelos clientes, como pelos investidores, na hora de escolher uma empresa.
Segundo a Bloomberg, estima-se que a agenda ESG deve atrair US$53 trilhões em investimentos em 2025. Sendo assim, essa não é apenas mais uma tendência, mas sim um requisito de competitividade entre as empresas que querem continuar crescendo e lucrando. Se você quer entender melhor o que é esse padrão e qual a sua importância, você está no lugar certo. Acompanhe!
Mas afinal, o que são produtos com padrão ESG? Por que isso é tão importante?
Produtos com padrão ESG mostram que a empresa possui boas práticas e que se preocupa com critérios ambientes (trata dos impactos da companhia no meio ambiente), sociais (considera a preocupação e a relação da empresa com a sociedade) e parâmetros de governança (verifica se há transparência e equidade entre a corporação e todos os seus acionistas).
Em pleno século XXI, a avaliação das empresas pelo ponto de vista dos seus consumidores e investidores vai muito além de qualidade, lucros, receitas, dívidas e passivos. A ESG passou a ser avaliada, principalmente após a pandemia do novo coronavírus, que mostrou que empresas que investem nestes padrões apresentam mais resiliência e chances de sucesso em tempos de crise.
Mas, além de fatores ligados à geração de caixa e lucro, existem outros fatores que aceleraram a necessidade das empresas de se adequarem ao ESG. São elas:
- Crise e mudanças climáticas
- Ameaça aos animais
- Eficiência energética.
- Ameaças de infrações aos direitos dos funcionários e dos consumidores.
Com isso, ao adotar práticas ESG, as empresas se tornam mais competitivas no mercado e menos suscetíveis a riscos externos, como mudanças regulatórias e multas e sanções caso utilizem em excesso, ou de forma agressiva os recursos naturais. A venda de produtos com padrão ESG traz para as empresas ainda mais benefícios. Entre eles, podemos citar: a redução dos custos operacionais e ganhos de produtividade, fidelização de clientes, melhora na imagem e reputação, mitigação de riscos ambientais, acesso a linha de créditos verde e mais segurança para o investidor.
O que faz uma empresa ser ESG?
Para que produtos com padrão ESG sejam aceitos é necessário que a empresa cumpra alguns critérios. Veja a seguir cada um deles, separados pelos pilares ESG.
Ambiental
- Empenho da empresa na busca por alternativas sustentáveis, reduzindo o impacto do processo produtivo no meio ambiente;
- Iniciativas para a diminuição do uso excessivo de recursos naturais;
- Redução na emissão de poluentes;
- Boas práticas com embalagens e descarte de lixo;
- Medidas direcionadas para projetos de proteção e preservação ambiental.
Social
- Aprimoramento em como se relaciona com as pessoas e a sociedade;
- Aderência aos direitos trabalhistas;
- Valorização da saúde e segurança no ambiente de trabalho;
- Apoio à diversidade e inclusão no meio empresarial;
- Preocupação com a experiência do consumidor;
- Posicionamento da empresa em causas sociais e beneficentes.
Governança
- Adoção de políticas para o controle da companhia;
- Comportamento anticorrupção e lavagem de dinheiro;
- Política de remuneração dos diretores;
- Relacionamento com os acionistas e com a imprensa;
- Valorização da transparência, equidade e prestação de contas;
- Não envolvimento da empresa e diretores em fraudes, denúncias, escândalos, condenações na justiça e similares;
- Execução de uma boa política de compliance.
Exemplos Práticos
Alguns exemplos práticos de padrões ESG são a redução e/ou compensação de CO2 e a adoção de logística reversa. Muitos e-commerces de varejo já adotaram essas práticas e adaptaram suas frotas para carros e vans elétricos, como a Americanas e Mercado Livre. Já a Nespresso realiza a coleta das cápsulas de café para que sejam reutilizadas.
Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o blog do Grupo Nova Cont e fique por dentro das novidades! Até a próxima.