O sonho de todo empreendedor seria ter uma grande reserva de dinheiro para investir em seu negócio. Mas, essa não é a realidade da maioria das pessoas que empreende. Curioso, não?! Bom, isso acontece porque muita gente acredita que primeiro o negócio pode começar pequenininho e depois ser “planejado” para expandir. Porém, vamos mostrar agora que nem sempre um negócio pequeno precisa ser “escalonável”, ou seja, ter a pretensão de se tornar gigante. Você pode investir desde o início em uma Microfranquia e ter um excelente retorno financeiro.
Acompanhe esse artigo até o final para saber mais sobre as Microfranquias.
Você tem uma reserva pequena para investir? Saiba que optar por microfranquias pode ser a melhor saída para empreender.
Operação pequena gera maior controle do negócio
Nem todo mundo quer ser gigante. Com essa frase, muitos empreendedores melhoraram o posicionamento de seus negócios e começaram a ver nas Microfranquias uma opção rentável. Ou seja, por ter uma operação pequena e tamanho reduzido, esse tipo de empresa oferece mais chances dos gestores saberem efetivamente o que se passa em todos os setores, podendo prever crises ou ampliar oportunidades.
Além disso, por ter uma operação simples, os funcionários que se destacam podem, inclusive, ser reconhecidos com mais facilidade, conquistando posições de liderança.
Investimento que cabe no bolso
Você sabia que é possível, inclusive, começar o seu novo negócio em Microfranquias com apenas R$5.000,00 de investimento? Há quem use o saldo do FGTS, que está parado, para poder investir ou até mesmo alguma reversa ativa de investimentos. Talvez o baixo valor inicial para o investimento possa gerar algum tipo de insegurança no “sucesso” do negócio. Mas, sabemos que o sucesso de uma empresa independe do investimento inicial dos sócios ou empreendedores..
Como funciona o modelo de Microfranquias?
Se dissermos que não há quase diferença no funcionamento de uma Microfranquia para Franquias de grande porte, você acreditaria?
Pois é. Em relação aos processos operacionais, eles são padronizados. Ou seja, é estabelecido um “padrão de marca”. Dependendo da marca a qual você deseja ser franqueado será necessário pagar royalties; um percentual sobre o faturamento obtido. Por isso, converse muito com o representante e o franqueador para saber sobre direitos e deveres do franqueado. Isso pode interferir diretamente em sua margem de lucro.
Por fim, uma vez escolhida a Microfranquia para começar o seu negócio, você receberá uma COF- Circular de Oferta de Franquia, contendo todas as informações sobre a microfranquia, como taxas a serem pagas e esses padrões operacionais que citamos anteriormente.
Se interessou por este tipo de investimento? Leia aqui o que diz a Lei das Franquias e continue acompanhando o Blog do Grupo Nova Cont.