Após momentos turbulentos vividos entre 2020 e 2021, podemos dizer que o pior já passou em termos do combate ao covid-19. Assim como muitas empresas fecharam, outras abriram, criando oportunidades novas de negócios.
Então, se você empreendeu durante a pandemia, todo cuidado é pouco. Qualquer erro no planejamento financeiro pode custar a saúde da sua empresa.
Em momentos pós crise, as prioridades dos consumidores mudam e seus hábitos também. Por isso, mais do que nunca, empreendedores precisam se planejar estrategicamente para evitar erros comuns. Acompanhe este artigo até o final e veja como manter sua empresa prosperando em 2022.
Avaliação de impactos pós pandemia
Negócios que começaram durante a pandemia podem ter vantagens em cima de outros negócios. Isso acontece porque você já conhece as prioridades do seu cliente e seu padrão de comportamento em momentos de crise. Avaliar os impactos globais do período pós pandemia é entender quais são os caminhos para a prosperidade da sua empresa. Será que é hora de expandir ou até de reduzir ou otimizar a sua operação? Como está a economia do país? Quais são as perspectivas para o seu setor?
Agora, vamos sair um pouco do macro e avaliar o seu negócio de perto.
O modelo Home Office entrega toda a qualidade que seu cliente deseja ou chegou o momento de adotar um padrão híbrido? Se o seu negócio é local, há a possibilidade de ampliar as transações por delivery, por exemplo? Esse é o tipo de análise interna que deve ser feita para garantir uma boa gestão.
A importância dos fundos de emergência
Talvez esse tenha sido o maior aprendizado dos empresários neste período. Sem um fundo de reserva muitos negócios que eram rentáveis faliram em pouquíssimos meses na pandemia. Você não quer ver o seu negócio afundar agora que as coisas estão melhorando, certo?! Então, um fundo com recursos que possam ser utilizados caso exista outro problema global, que faça literalmente o mundo “parar” por um tempo.
Avalie possibilidades de crédito, mantendo uma boa relação com investidores e financeiras. Assim, se as coisas apertarem, você saberá que além de seu fundo de emergência pode contar com ajuda de terceiros.
Ambientes de trabalho mais humanos
Vimos de perto o poder das ações coletivas. Temos que levar esse aprendizado para qualquer situação futura. O bem-estar do quadro de funcionários é decisivo para manter a saúde mental em momentos de crise. Investir em ambientes agradáveis, em metas possíveis e programas de saúde no trabalho se tornou algo essencial.
O futuro do empreendedorismo exclui ambientes tóxicos e valoriza o capital humano, em primeiro lugar. Compartilhe boas práticas com outras empresas e atores da comunidade. Não confunda ambiente “cool” e “leve” com aquela mesa de sinuca no escritório e uma geladeira de cerveja que pode ser acessada toda sexta-feira.
Ambientes saudáveis são ambientes diversos, com boa ergonomia, áreas comuns agradáveis, pausas necessárias e respeito às jornadas de trabalho previstas em lei. Para as empresas que trabalham em home office, as práticas de bem-estar se aplicam quando entendemos a “hora de desligar”, assim como o real tempo que cada pedido de entrega leva para ser executado com qualidade.
Gostou deste tema? Continue acompanhando o blog do Grupo Nova Cont.