Você já deve ter ouvido falar nos Bitcoins, criptomoedas que se tornaram famosas mundialmente no mercado de finanças digitais. Apesar de não ser claro, o conceito de criptomoedas está cada vez mais sendo discutido e aprofundado.
No meio disso tudo, surgiu uma profissão ou “ramo de atuação”: os mineradores de Bitcoins. E é sobre isso que vamos falar. Acompanhe.
Bitcoins e o mundo das criptomoedas
Criptomoedas existem somente no mundo digital. Não foram feitas materialmente. Por isso, talvez seja difícil para que algumas pessoas consigam entender como elas funcionam na prática.
Bom, uma moeda física é impressa na Casa da Moeda. Uma moeda digital é “minerada”. Para criar criptomoedas é necessário empenho e inteligência tecnológica de…PESSOAS.
E é aí que entra a figura dos Mineradores.
Mineradores
O Bitcoin é criado através do processo de Blockchain, formado por pedaços de códigos digitais. A mineração envolve “verificar se a informação apresentada em um desses blocos é verdadeira ou não”. Podemos dizer que os mineradores são “pessoas que vivem validando informações para tornar a junção de códigos muito segura”.
Caso esteja tudo certo com as informações que os códigos carregam, aquele bloco é incorporado à rede e ganha um código de criptografia, uma espécie de selo verificador.
É o tipo de moeda mais segura do mundo!
Mas, pense que isso é um processo intensivo, computacional, que demanda computadores específicos para desvendar diversos algoritmos. Sem falar que hoje existem as chamadas “fazendas de mineração”, onde diversos computadores trabalham juntos para desvendar e validar mais rapidamente os códigos que criam as criptomoedas.
O futuro dos Bitcoins
Principalmente pela alta volatilidade e por não ser ainda uma atividade bem conceituada, grande parte dos investidores não possuem o Bitcoin como ativo. Mas, com a aceitação de criptomoedas em um número grande de estabelecimentos ou transações online, a tendência é que o mercado de investimentos “padrão” passe a olhar o Bitcoin com outros olhos.
Moeda do futuro? Talvez seja ainda cedo para dizer. Porém, a digitalização das transações financeiras é um fato presente e esse sistema de recebimentos e pagamentos passará ainda por muitas transformações tecnológicas.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog do Grupo Nova Cont.