Veja como mudar hábitos pode trazer benefícios ao corpo e na mente.
É preciso estipular metas. Todo mundo já ouviu essa afirmação alguma vez na vida. Mas, não é tão simples estipular metas de produtividade se você sabe que não consegue cumprir nem metade delas. O que falta para otimizar o seu tempo? O que falta para fechar o dia sabendo que fez quase todo o planejado?
Existem fatores físicos e mentais que contribuem para que a sua produtividade caia cada vez mais. Não há meta que possa ser cumprida sem mudança de hábitos! Nesse artigo, apresentamos alguns hábitos saudáveis simples para uma vida super corrida e agitada.
Acompanhe.
Pequenas mudanças podem gerar resultados muito satisfatórios! Veja o que você pode mudar na rotina para se sentir mais produtivo.
Índice
Como medir a produtividade
Quando falamos de produtividade estamos falando de um conceito geral: seja no trabalho, seja na vida pessoal. Se sentir produtivo é se sentir satisfeito. Produtividade é a capacidade que temos de fazer/criar mais, melhor e experimentar a sensação de realização.
Não basta querer. Ser produtivo é rever hábitos regularmente.
Voltamos para as listas! Faça listas do que você gostaria de realizar em um dia, por exemplo. Separe o “querer” e o “conseguir”. Veja se no final da semana sempre há tarefas importantes que não foram feitas. Tente entender se foi “falta de tempo” ou “falta de interesse”. Identificar essa diferença é muito importante.
Deixar de realizar uma ou duas tarefas menos importantes por dia é normal. Deixar de realizar mais da metade da sua lista é sinal de que algo anda errado.
Identificando níveis de estresse
Poucas noites de sono, pensamentos obsessivos com tarefas domésticas ou entregas de trabalho, crianças em casa o tempo todo ou problemas familiares são fatores altamente estressantes. Por si só já afetam a nossa produtividade. Mas, o estresse vai além disso. Pode ser consequência/sintomas de problemas hormonais ou mentais. Vale sempre ter uma avaliação médica quando você achar que sua cabeça vai explodir a qualquer momento. O estresse nos paralisa, aumenta a transpiração, traz a sensação de boca seca, ocasiona dores de cabeça, curvatura da coluna, dores na região da lombar e do pescoço.
Rotina de hábitos saudáveis
Durma mais
A maioria dos brasileiros não dorme 8 horas. Noites mal-dormidas resultam em cansaço no dia seguinte. Quem tem sono não se concentra e não pode se sentir produtivo.
Dormir mais cedo e acordar mais cedo pode ser uma boa equação, no final das contas. Dessa forma, a nossa noção de horas ganha amplitude e pensamos ter “mais tempo” para a realização de tarefas.
Pratique exercícios físicos ou meditação
Os exercícios trazem múltiplos benefícios para o corpo e para a mente. A famosa “endorfina” ativa o metabolismo e nossa sensação de prazer, que dura mesmo após a prática de exercícios.
Estresse e ansiedade também diminuem com a prática de exercícios. Já a meditação promove um respiro, uma pausa na agitação do dia para que a gente consiga uma conexão interior e clareza de pensamentos.
Beba mais água
Simples né?! Porém é um hábito muito difícil. Cada vez mais pessoas admitem que quase não bebem água durante o dia. Beber água é essencial para equilibrar a temperatura, melhorar a transpiração, o estresse, a pele e as habilidades cognitivas. Produtividade tem tudo a ver com foco, que é uma habilidade cognitiva. Separa a sua garrafinha, faça listas viáveis, durma bem e reveja seu método regularmente.