A nova cara das empresas

Imagem 1e Notícias E Artigos Contábeis No Rio De Janeiro | Grupo Nova Cont - Escritório de contabilidade no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes!

Confira transformações nos ambientes de trabalho pós Covid-19.

O assunto do momento segue girando em torno das transformações causadas pela pandemia de Covid-19, principalmente as financeiras e no mercado de trabalho. De fato, já observamos uma ruptura no modelo exercido pela maioria das empresas, onde jornadas presenciais de no mínimo oito horas de trabalho eram exigidas.

Neste outro artigo que escrevemos, você pode entender os motivos que tornaram o Home Office uma tendência que veio para ficar. Confira: https://blog.gruponovacont.com.br/o-futuro-chegou-veja-mudancas-no-mercado-de-trabalho-pos-pandemia/

Já o foco deste não será sobre onde o funcionário deve estar e sim como as empresas devem passar a se apresentar fisicamente caso não queiram ou não possam ter 100% de suas operações online.

O retorno ao ambiente de trabalho vai apresentar algumas mudanças aos funcionários, principalmente em relação a higiene. As empresas que não se preocuparem com a saúde e o bem-estar de suas forças de trabalho não serão bem vistas no mercado. O mesmo vale para o funcionário que não adotar medidas de higiene em sua casa ou na relação com seus companheiros de trabalho, por exemplo. 

Selecionamos as principais mudanças no ambiente de trabalho pós pandemia.

Imagem 3e - Notícias e Artigos Contábeis no Rio de Janeiro | Grupo Nova Cont

Menos é mais: as sedes serão menores

Os espaços de trabalho, quando necessários, não terão mais a mesma “cara” de antes. A pandemia mostrou que empresas que mantinham espaços de trabalho em locais muito amplos, com custos elevados de aluguel, por exemplo, tiveram grandes prejuízos, reduzindo como consequência suas forças de trabalho.

As empresas que quiserem sobreviver ao novo “futuro do trabalho” precisam habitar também novos espaços. E eles serão menores!  Ou seja, o futuro das empresas é ter um tamanho menor fisicamente, priorizando o Digital Workplace, para garantir o acesso e a produtividade dos funcionários em qualquer lugar.

Imagem 2e - Notícias e Artigos Contábeis no Rio de Janeiro | Grupo Nova Cont

Espaços abertos 

Será importante se certificar de que você e seus colegas estejam sentados a pelo menos dois metros de distância e, se possível, cercados por divisórias.

Porém, quanto mais espaços abertos o ambiente de trabalho tiver, mais seguro ele será.

O cafezinho e o almoço deverão ser feitos em locais com grande circulação de ar. Já as empresas que tinham áreas externas, como varandas e terraços, devem aproveitar melhor esses espaços, criando estações que possam ser usadas por funcionários que queiram revezar entre o ambiente fechado e o aberto.

Imagem 3ee - Notícias e Artigos Contábeis no Rio de Janeiro | Grupo Nova Cont 

Higienização 

O que mais preocupa o funcionário que estava em home office e precisará retornar ao trabalho fisicamente é a “higienização do ambiente”. É um fato: as empresas precisarão aumentar bastante os itens de seus protocolos de higienização.

Ao chegar na recepção, será comum os funcionários encontrarem uma área específica para higienizar sapatos, mãos e as roupas. Além disso, protocolos médicos devem ser seguidos, como por exemplo simplesmente não sair de casa ao mínimo sinal de desconforto e o pedido, por parte das empresas,  da realização de exames regulares detectar se a pessoa já foi exposta ao coronavírus.

Se precisar entrar em elevadores, os funcionários deverão evitar subir com muitas pessoas, mantendo sempre uma mínima distância. É indicado também que exista suporte com álcool em gel logo ao lado do botão dos elevadores para que todos se higienizem antes de apertá-lo.

Já os banheiros devem ser limpos diariamente com produtos que eliminam a carga viral do ambiente, além de oferecerem todos os produtos de higiene necessários, como sabão, lenços umedecidos e álcool em gel.

Se você até o final deste artigo já conseguiu perceber que não será fácil manter uma rotina de higiene no ambiente de trabalho, mas ela será mais do que necessária. Independente de estarmos vivendo em um momento de pandemia, muitos hábitos devem ser incorporados no dia a dia para sempre.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

O fim do ano está se aproximando, e com ele chega o momento de pensar no pagamento do décimo terceiro salário.

O planejamento estratégico do décimo terceiro

O fim do ano está se aproximando, e com ele chega o momento de pensar no pagamento do décimo terceiro salário. Para empresas de todos os portes, esse é um compromisso financeiro que exige planejamento e organização. O décimo terceiro

As principais tendências da contabilidade para o futuro.

As Principais Tendências da Contabilidade para o Futuro

A contabilidade, assim como diversos setores, está passando por uma transformação significativa impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças nas demandas do mercado. No futuro, o papel do contador será mais estratégico do que nunca, com a adoção de novas ferramentas

Entenda a Diferença entre Sonegação e Elisão Fiscal

Entenda a Diferença entre Sonegação e Elisão Fiscal

No universo contábil e tributário, mencionam-se frequentemente os termos “sonegação fiscal” e “elisão fiscal. Embora ambos estejam relacionados à forma como as empresas e indivíduos lidam com suas obrigações tributárias, suas naturezas são completamente distintas. Compreender a diferença entre sonegação

As holdings desempenham um papel estratégico na organização e na gestão de negócios. No entanto, a complexidade envolvida na administração de uma holding exige uma abordagem contábil altamente especializada.

Qual é o papel da contabilidade em uma Holding?

As holdings desempenham um papel estratégico na organização e na gestão de negócios. No entanto, a complexidade envolvida na administração de uma holding exige uma abordagem contábil altamente especializada. Neste artigo, vamos explorar a importância da contabilidade para holdings e

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top

Fale com um Contador especialista na sua área e tenha a contabilidade da sua empresa resolvida!

Falar com um contador especialista
Grupo Nova Cont.
Olá, como podemos te ajudar, hoje?