Veja quatro dicas para manter seu negócio ativo no meio da crise.
A palavra crise tem ocupado muitos lugares nos últimos tempos. Seja nas manchetes dos jornais, em grupos de WhatsApp ou nas conversas em família, não há como fugir das incertezas que vieram junto com a pandemia do covid-19. Mas, se você é dono(a) de uma pequena empresa e de uma hora para outra teve que reformular o negócio sem saber como cuidar da parte financeira no novo cenário, esse artigo vai ser muito útil.
É difícil não manter uma postura pessimista quando o cenário é de instabilidade. Porém, existem alguns passos importantes para qualquer empreendedor driblar crises financeiras e fugir da falência. Empreendedores, principalmente de pequenas e médias empresas, precisam tomar decisões estratégicas nesse momento. Por isso, selecionamos quatro dicas valiosas para organizar as finanças e manter a estabilidade do negócio durante a crise.
Índice
Quatro dicas valiosas para pequenos negócios durante a crise
No meio de um cenário de incertezas é preciso buscar informação para manter as finanças do seu negócio em dia e minimizar gastos. Auxílios emergenciais para funcionários, linhas de crédito, redução de impostos, corte de gastos em ambientes físicos e investimentos em vendas online são alguns pontos importantes na hora de manter pequenas empresas ativas.
Confira as dicas que separamos:
1 – Informação sobre auxílios governamentais
No mundo, governos estão lançando linhas de crédito e programas emergenciais de incentivos para ajudar pequenas e médias empresas nesse período de crise. Inclusive, no Brasil, o Ministério da Economia criou um site exclusivo para orientar pequenos negócios e informar quais são os recursos que cada tipo de empresa poderá contar.
2 – Planejamento financeiro para quedas de faturamento
Em cenários de crise é preciso fazer simulações de queda no faturamento, de diferentes intensidades, para poder traçar estratégias de controle financeiro. Recomenda-se que as simulações sejam feitas para quedas entre 30% até 50% do faturamento médio para pelo menos cinco meses. Pode parecer assustador num primeiro momento, mas isso vai te ajudar na busca por soluções financeiras para manter o seu negócio.
3 – Investimento em vendas online
Um negócio que não tem presença digital e não se comunica frequentemente no universo online praticamente não existe. Usar os recursos digitais para alavancar vendas virou quase que algo obrigatório no meio da pandemia. Isso é um ponto positivo, pois tirou do papel inúmeros projetos de vendas online de empresas que existiam só fisicamente. Se, por um lado, é preciso cortar gastos da operação física e reduzi-la, por outro, é preciso direcionar uma parcela dessa “economia” para investir em vendas online, com uma plataforma robusta e delivery funcional.
4 – Visão 360 do negócio
Gestores que possuem uma visão 360 no negócio conseguem traçar melhor os planos estratégicos que citamos acima, com o objetivo de suportar e vencer crises financeiras.
É preciso tomar decisões de impacto.
Se existe um monitoramento de dados de todos os fluxos da empresa, inclusive os financeiros, você logo terá uma visão 360 de tudo o que acontecia nos meses anteriores a crise. Esse panorama ajudará na tomada de decisões.
De qualquer forma, muitas dúvidas surgirão neste período de reestruturação financeira no meio de uma crise econômica. Por isso, vale lembrar que a Nova Cont possui grande expertise em consultoria empresarial e que a sua empresa pode contar sempre com a nossa orientação financeira.
E se quiser saber mais sobre o assunto, leia também esse artigo onde citamos outros pontos importantes para superar crises econôminas: https://blog.gruponovacont.com.br/crise-economica-saiba-como-superar-em-6-passos/