O número de abertura de empresa aumentou muito nos últimos anos e mesmo em momentos de crise, o empreendedorismo continua a crescer no Brasil.
A alavancagem de novos negócios, tem sido baseada em duas divisões: O empreendedorismo por necessidade e por oportunidade, que são reforçados por uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), onde mostra que a cada dez brasileiros, quatro estão envolvidos na criação de um negócio.
Mas e você? O que tem te impedido de tirar sua ideia do papel? Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre os processos para abertura de empresa.
Índice
Abertura de empresa – Como fazer um sonho se tornar realidade?
Muitas pessoas passam anos de sua vida pensando em ter seu próprio negócio e por fim, acabam não colocando seus projetos em prática. Entenda que não adianta nada ter uma boa ideia se ela ficar guardada dentro da sua cabeça.
O primeiro passo pode ser montar uma boa apresentação, listar suas dúvidas e mostrar seu projeto a empreendedores mais experientes.
Antes de atuar como empresário, busque o máximo de informações possíveis sobre o tipo de negócio que pretende abrir e dedique grande parte desse início a montar o seu plano de negócios.
Muitos empreendedores acabam vivendo um péssimo início devido à falta de planejamento e elaborando um plano para sua empresa você define informações importantes como: seu tipo de negócio, possíveis investidores, tipo ideal de tributo e principais despesas.
Lembrando que é aconselhável contar com o apoio de um profissional de contabilidade, já que o mesmo tem toda a capacidade para te ajudar a tomar as melhores decisões nessa etapa inicial.
Saiba onde você está pisando
Qual é o seu mercado de atuação? Você já parou para analisar se o negócio escolhido possui um mercado com potencial e possibilidades para escalar resultados?
Para abertura de empresa, comece com uma pesquisa de mercado primário. Nela você vai identificar o primeiro mercado, que com o mínimo de esforço e investimento, obterá o melhor resultado no menor tempo.
Para isso siga alguns passos:
1° Liste todos os potenciais mercados onde possa haver pessoas interessadas na sua ideia.
2° Segmente essa lista
3° Analise os indicadores
Conheça seu público
O primeiro passo para isso é considerar que entre as pessoas que podem se interessar pelo teu serviço ou produto, existem alguns pontos a serem observados, como sexo, poder aquisitivo, estilo de vida, interesses, etc.
Na abertura de empresa, analise seu negócio a fundo e conheça intimamente o seu público-alvo. Lembre-se de que um negócio depende de vendas, e é impossível alcançar bons resultados se você não souber o que seu cliente deseja.
Você pode conseguir essas informações através de dados estruturados ou até mesmo por pesquisas quantitativas. O importante é que sua oferta esteja afinada com o mercado que definiu.
Seu público pode ser segmentado em diversas escalas de valores. Veja algumas classes de consumidores:
– Cliente de maior valor
São aqueles que realizam compra com frequência e com um ticket médio alto.
– Clientes de maior potencial
São aquelas que realizam compras esporádicas e as que compram em uma empresa concorrente.
– Clientes de valor estratégico
Esse tipo de cliente costuma estabelecer um relacionamento ao longo do tempo e são muito interessantes para uma empresa.
Conhecer seu público te ajudará a elaborar boas estratégias de marketing para atrair potenciais clientes e fechar negócios, então não deixe de atentar a esse ponto.
Ande lado a lado com seu contador
Por último, mas não menos importante, considere o contador como um parceiro em qualquer fase que esteja, mas se tratando de abertura de empresa, esse profissional vai te ajudar a tomas as decisões certas em relação ao desenvolvimento do seu negócio.
Com ele você vai dar início ao seu projeto sabendo qual a melhor tributação que seu negócio se encaixa, as documentações necessárias e até mesmo no posicionamento que sua empresa deverá anotar depois de aberta.
Embora o processo possa variar de acordo com o estado em que se encontra, o processo dura em média de 25 a 45 dias úteis e entre os processos, você precisará reunir alguns documentos como RG e CPF, Comprovante de endereço, carnê de IPTU (do local que será endereço da empresa) e se for casado, certidão de casamento.
Lembrando que se houver sócios, os mesmos documentos também serão necessários.
Além disso, todas as empresas precisam de um acompanhamento de sua movimentação por um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Para que você entenda melhor como um contador pode contribuir em todas as etapas do seu negócio, leia nosso artigo Qual a ligação entre o empreendedorismo e a contabilidade?
Vamos lá?!
Transforme seu sonho de se tornar empreendedor em uma realidade! Nós do Grupo Nova Cont, contamos com anos de experiências e com profissionais que com certeza vão te evitar muitas dores de cabeça.
Agende agora mesmo uma reunião conosco. Para falar com um dos nossos consultores, basta clicar aqui.