Todo pequeno empreendedor, ao iniciar seu negócio, questiona fatores ligados ao seu gerenciamento e tributação. Já que, muitas vezes, o sonho de trabalhar para si mesmo esbarra na burocracia.
Grande parte deles entram nesse universo sem ter conhecimento dos termos técnicos presentes nessa área. Então, ter dúvidas é normal. O importante é que você veio aprender mais para solidificar seu negócio.
Para ajudar a sanar as principais dúvidas que acometem os microempreendedores, iremos esclarecer algumas delas ao longo deste post. Assim, você poderá administrar a sua empresa com mais segurança. Confira:
Índice
O que é o planejamento estratégico para o pequeno empreendedor?
O planejamento estratégico para o pequeno empreendedor funciona como uma bússola. Pois, ele irá indicar o caminho que o seu negócio deve percorrer para alcançar um objetivo estabelecido pelo próprio dono da empresa.
Para desenvolver esse tipo de planejamento, será preciso estipular metas e elaborar estratégias, através de um plano de ação. Nele deve constar uma série de objetivos a serem cumpridos nas áreas de marketing, pessoal e financeiro, por exemplo.
O ideal é que o empreendedor o elabore com a ajuda de profissionais qualificados, sobretudo o contador. Afinal, ele está capacitado para elaborar toda a estrutura financeira da empresa e sugerir soluções eficazes para gerar mais resultados para a empresa.
O que é e como fazer a análise SWOT?
A análise SWOT pode ser definida como um ferramenta gerencial flexível e que se adapta a empresas de todos os portes. Ela tem como principal objetivo identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio.
Com essas informações em mãos, o empreendedor consegue ter um panorama amplo sobre a realidade da sua empresa e do mercado. Quando bem utilizada, pode fazer com que o empreendimento se fortaleça na sua área de atuação.
De modo geral, você pode começar a sua análise SWOT respondendo a questões simples como:
- quais são os pontos fortes da sua empresa?
- o que precisa ser melhorado em cada setor do seu negócio?
- quais são as oportunidades que o mercado oferece e que poderiam beneficiar a empresa?
- quais são as ameaças que existem no mercado e que podem prejudicar o desempenho da empresa?
Essas questões são apenas o pontapé inicial para iniciar a análise. O diferencial é que você não apenas encontre respostas para essas perguntas, mas que implante soluções para cada uma delas.
Como saber se tenho um negócio escalável?
Antes do pequeno empreendedor descobrir se tem um negócio escalável, é preciso compreender o significa esse termo. Escalabilidade nada mais é do que a capacidade do empreendimento crescer a partir da aplicação de recursos pelos seus sócios.
Para verificar a escalabilidade, é preciso realizar uma minuciosa análise das chances de crescimento da empresa no mercado. Assim como, dos recursos financeiros que precisarão ser utilizados para sustentar essa mudança na empresa.
Em todos os casos, o suporte de um escritório de contabilidade é imprescindível para realizar a capacidade de uma empresa ser escalável.
Qual o capital social ideal para um pequeno empreendedor?
Sendo o assunto abertura de uma empresa, impossível não falar acerca do capital social. Pois, ele se refere ao valor que é investido na abertura de um negócio, seja por acionistas, sócios ou pelo pequeno empreendedor.
Esse valor precisa ser o suficiente para que o microempreendimento comece a funcionar e dê seus primeiros resultados.
Com o capital social há mais segurança diante das incertezas de uma empresa que está surgindo. Pois sabe-se que existe um valor reserva para suprir possíveis necessidades.
Não existe nenhum valor pré-determinado para o capital social. A depender do negócio, você pode iniciar um empreendimento com qualquer valor. Para saber a quantia mais segura é importante elaborar o planejamento estratégico e consultar um profissional de contabilidade.
Agora que você esclareceu as principais dúvidas que todo pequeno empreendedor tem, coloque cada um desses conceitos em prática e garanta o crescimento sólido do seu negócio.
Uma dica bacana é contratar os serviços de um consultor contábil, pois esse profissional poderá orientá-lo durante todo o processo de planejamento financeiro da sua empresa.
Com esse diferencial, as chances do seu negócio ter resultados positivos aumentam consideravelmente. Não é à toa que as empresas de todos os portes não abrem mão da contratação de um profissional especializado em contabilidade.
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