Declaração anual do MEI – DASN – SIMEI

Compartilhe nas redes!

A Declaração anual do MEI é uma das obrigação dos microempreendedores e deve ser realizada todos os anos, sobretudo como uma forma de evitar multas e garantir a regularidade do negócio.

Apesar de parecer um processo simples, o ideal é que você conte com a ajuda de um contador para não perder os prazos e realizar essa declaração sem maiores problemas. Continue lendo para saber o que é, e como é o procedimento para fazer a DASN – SIMEI:

Declaração-anual-do-MEI

Declaração anual do MEI: O que é?

A Declaração anual do MEI é uma das principais obrigações e responsabilidades dos microempreendedores individuais. Nela, deverá ser informado o faturamento anual bruto que o negócio teve ao longo do ano de 2018.

Além disso, também devem constar as vendas feitas nesse período e se houve ou não a contratação de algum funcionário. É fundamental que o empreendedor fique atento a realização correta desse tipo de procedimento para manter a contabilidade ou o controle financeiro da empresa em dia e o negócio devidamente regularizado.

Prazo de entrega do DASN – SIMEI

O escritório de contabilidade responsável pelo negócio ou o próprio empreendedor pode fazer a declaração do DASN – SIMEI. Contudo, o procedimento deve ser realizado dentro do prazo estipulado pela Receita Federal.

O prazo teve início no primeiro dia útil de 2019 e irá encerrar no último dia útil de maio. Assim, os microempreendedores podem fazer a sua declaração até sexta-feira, dia 31 de maio.

 

Declaração anual do MEI: Como é o procedimento

A Declaração anual do MEI pode ser realizada pelo próprio empreendedor através do Portal do Empreendedor ou em um escritório de contabilidade especializado. Nesse procedimento, é preciso apresentar os dados corretos do negócio para evitar problemas com a Receita Federal.

Entre os principais dados exigidos para fazer a declaração está o valor exato do faturamento bruto anual do negócio e o comprovante de contratação de funcionário, caso seja o caso.

Por essa razão, o indicado é que um profissional de contabilidade seja o responsável pelo procedimento. Afinal, ele tem domínio nesses trâmites.

 

O que será informado na DASN-MEI?

Vale ressaltar que, apesar de ser um procedimento que pode ser feito por você, ele exige que sejam informados dados contábeis corretos. Como informado acima, a Receita Federal exige que a receita anual bruta seja indicada.

Isso implica no cálculo exato de várias transações feitas pelo seu negócio, tais como o apurado com as vendas de mercadorias ou prestação de serviços. Quer elas tenham sido feitas com nota fiscal ou não.

Caso o MEI se esqueça de incluir algum valor ou declare um faturamento errado, ele precisa retificar o quanto antes, para não sofrer nenhum tipo de sanção. Esse procedimento deve ser realizado pelo Portal do Empreendedor ou no site da Receita Federal.

Nesse momento, é importante ter a orientação de um profissional contábil para que nenhum outro erro fiscal seja cometido na declaração anual.

Multas por entrega fora do prazo

Caso você não conte com a assessoria de um consultor contábil para avisá-lo quanto aos prazos de entrega da Declaração anual do MEI ou não tenha feito o procedimento em tempo hábil, também pode seguir as indicações acima.

No entanto, apesar do procedimento ser o mesmo, será cobrada uma multa por não ter feito a declaração dentro do prazo. Além disso, a não entrega desse documento pode implicar em sérios problemas para o seu negócio, que vão desde o recebimento de sanções até a irregularidade do negócio.

 

 

Agora que você entende o que é, quais são os prazos e como é feito o procedimento da Declaração anual do MEI, o que acha de realizar esse procedimento agora mesmo? Por meio dele, você irá manter o seu negócio devidamente regularizado.

Apesar da simplicidade desse procedimento, o ideal é que você conte com a ajuda de uma empresa de contabilidade. Assim, as chances de você não perder mais prazos e ainda fazer as declarações do seu negócio de maneira correta estão garantidas.

Apenas um profissional capacitado é capaz de evitar que você tenha dores de cabeça com multas, atrasos e os demais procedimentos burocráticos pertinentes a um negócio. Por isso, não hesite na hora de contratar esse tipo de serviço.

Precisa de ajuda? Fale agora mesmo com um especialista CLICANDO AQUI.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[instagram-feed feed=1]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Quais as Diferenças entre Recibo e Nota Fiscal?

Quais as Diferenças entre Recibo e Nota Fiscal? Ao realizar uma transação comercial, é comum surgirem dúvidas sobre a documentação fiscal adequada. Entre os documentos mais usados, estão o recibo e a nota fiscal. Embora ambos tenham o objetivo de

Como Abrir uma Holding Patrimonial no Brasil

Como Abrir uma Holding Patrimonial no Brasil A criação de uma holding patrimonial é uma estratégia que muitos empresários e investidores utilizam para organizar e proteger seu patrimônio. Além disso, ela pode ser uma forma eficiente de otimizar a gestão

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Falar com um contador especialista
Grupo Nova Cont.
Olá, como podemos te ajudar, hoje?