Afinal, qual é a melhor forma de fazer a abertura de consultório médico? Ao decidir abrir o seu próprio negócio, é comum surgir a dúvida entre ter um consultório próprio ou entrar em uma sociedade com outro médico. Nesses casos, é preciso procurar um escritório de contabilidade para levar em consideração todas as características de cada tipo de negócio.
Cada um deles oferece vantagens e desvantagens que precisam ser avaliadas antes de decidir. Caso contrário, você terá que lidar com grandes problemas de gestão, que podem levar ao fechamento precoce do seu novo empreendimento.
Diante disso, ao longo deste post iremos apresentar quais são os principais elementos que você precisa analisar para tomar a decisão correta e quais as vantagens e desvantagens da sociedade e de abrir a sua clínica por conta própria. Confira:
Índice
Abertura de consultório: Principais aspectos
O processo de abertura de consultório médico é marcada pela tomada de decisões que podem definir o fracasso ou o sucesso do negócio. Por isso é importante que você dedique tempo e esforço para analisar cada questão que envolve esse assunto.
Como fazer isso? Comece avaliando de maneira imparcial e crítica cada um dos elementos listados abaixo. Depois disso, você poderá tomar a melhor decisão para o seu futuro negócio.
Plano de negócios da clínica médica
O plano de negócios é um poderoso aliado no momento de planejar a sua clínica. Através dele, você poderá avaliar todas as oportunidades e desafios que esse empreendimento pode proporcionar.
Com base nessas informações, a contabilidade poderá avaliar se o seu formato de negócio é viável ou não. Ele irá blindá-lo de sofrer com maus investimentos e de entrar em um negócio que só iria gerar dor de cabeça.
Explorar nichos
Na medida em que você analisar o seu plano de negócios, também poderá visualizar quais os nichos de mercado que podem ser explorados pelo seu negócio quando começarem as suas atividades.
A dica aqui é que você avalie qual o seu grupo de pacientes segundo a sua especialidade. Isso irá ajudá-lo a atingir uma maior quantidade de público-alvo.
Conheça o seu público-alvo
Depois de conhecer qual é o seu nicho, é imprescindível que você conheça quem é o seu público-alvo. Nesse momento, é recomendado coletar o máximo de informações possíveis sobre ele principalmente aspectos como:
- Classe social
- Gênero
- Idade
- Convênios
- Tipos de problemas
Através de dados como esse, você poderá estipular ações e avaliar se o seu negócio teria sucesso em determinada área da sua cidade.
Consultório em sociedade: Vantagens e desvantagens
A primeira vista, montar um consultório em sociedade pode parecer a melhor solução para quem deseja abrir uma clínica. No entanto, esse modelo de negócio apresenta vantagens e desvantagens que precisam ser ponderadas antes de tomar a decisão final.
De maneira geral, a sociedade apresenta as seguintes vantagens, que fazem com que ela seja perfeita para quem pretende trabalhar em mais de uma área médica:
- Divisão dos custos da clínica
- Redução do investimento de abertura
- Rede maior de contato
- Aumento do faturamento
- Maiores especialidades médicas na clínica
Mas por outro lado, ela também tem desvantagens que podem fazer com que ela seja um mau negócio para os médicos que estão em busca de independência e liberdade de atuação. São elas:
- Falta de autonomia na tomada de decisões
- Divergência de pensamentos e conflitos
- Falta de controle financeiro
- Problemas com horários
Abertura de consultório próprio: Vantagens e desvantagens
É inegável, a abertura de consultório próprio permite que o profissional tenha uma melhor liberdade de atuação e de gestão da empresa. Mas essa não é a única vantagem que esse formato de negócio pode oferecer.
Os profissionais que optam por atuar de maneira independente, também podem contar com uma série de benefícios, dentre os quais destacam-se:
- Flexibilidade na carga horária
- Autonomia para tomar decisões
- Maior lucratividade
- Modelo de negócio personalizado aos gostos pessoais do médico
Assim como qualquer tipo de negócio, ter um consultório próprio também apresenta algumas cargas e desvantagens para os médicos. Tais como:
- Responsabilidade por toda gestão da clínica
- Gerenciamento da equipe de trabalho
- Investimento de abertura alto
- Riscos altos de investimento
Afinal, qual a melhor opção?
Após conhecer as principais vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio, você deve estar se perguntando qual o ideal para você, certo? De maneira geral, a resposta para essa pergunta depende exclusivamente do seu perfil e dos seus objetivos.
No entanto, independente da sua escolha, é imprescindível que você invista na contratação de um escritório de contabilidade eficiente para garantir o sucesso do seu empreendimento. Esse tipo de assessoria oferece o apoio de profissionais capacitados que irão ajudá-lo a tomar as melhores decisões.
Precisa de ajuda nesse grande passo da sua carreira? Nós podemos te ajudar, basta CLICAR AQUI que um dos nossos especialistas vai entrar em contato em breve.