A Receita Federal já divulgou as novas regras para a declaração do Imposto de Renda 2024! Este ano, destacam-se melhorias na declaração pré-preenchida e mudanças para quem opera na Bolsa de Valores.
A entrega da declaração começa em 15 de março e vai até 31 de maio de 2024, às 23h59 (horário de Brasília). Você pode fazer sua declaração pelo Programa Gerador da Declaração (PGD) ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
Se você atrasar a entrega, terá que pagar multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. A Receita espera receber entre 38,5 e 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda este ano.
Para te manter informado sobre o IRPF 2024, a Contabilizei preparou um material especial com prazos, documentos necessários e muito mais. Confira!
O que há de novo no Imposto de Renda 2024?
- Declaração pré-preenchida: Disponível para 100% dos contribuintes, facilitando o preenchimento.
- Autorização de Acesso: Para designar a confecção da sua DIRPF.
- Operação na Bolsa de Valores: Apenas quem realizou vendas acima de R$ 40 mil ou obteve ganhos sujeitos à incidência do IR são obrigados a declarar.
- Restituição por PIX: Quem optar pelo Pix terá prioridade na restituição.
- Recuperação automática de informações: De imóveis, contas bancárias, cripto ativos, doações e fundos de investimentos.
O programa de declaração do Imposto de Renda já está disponível! Baixe-o agora e evite deixar para a última hora.